AGENDA CULTURAL

2.11.14

Palestra no Rotaract de Ilha Solteira

Há alguns meses, fui convidado pessoalmente por dois jovens, Flávio Henrique Manarelli e Renan Paiva Rocha, que me visitaram na Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba para me fazer um convite: no sábado, 1.º/11/2014, eu proferiria uma palestra  sobre "Educação para todos" na sede do Rotary Clube de Ilha Solteira. Deram o nome de Juntaract, porque os Rotaracts de Ilha Solteira, Santa Fé e Jales (jovens mais maduros, entre 20 e 30 anos) se juntaram em Ilha para refletirem sobre o tema. Eu era apenas um dos palestrantes, eis a pauta:
Abertura dos trabalhos
7:30 às 8:30h - Recepção e inscrição dos participantes;
8:30 às 9:30h - Abertura oficial do Juntaract
9:30 às 10:40h - Palestra com Professor Éder.
10:40 às 11:00h - Café
11 às 12:10h - Palestra com Professor Hélio Consolaro
12:10 às 14h - Almoço
14 às 15h - Palestra com professor Valdo
15 às 15:20h - Café
15:20 às 16:20h - Palestra e dinâmica com companheiro Edmar do Rotary Club de Ilha
16:20 às 17h -Encerramento das atividades
A partir das 17h - Confraternização
Equipe de serviço do RC Ilha Solteira, garantindo o almoço para os jovens   
Ilha Solteira pertence ao Distrito do Rotary 4480. E fiquei curioso para saber como chegaram ao tema. Descobri que buscaram nos oito temas eleitos para o 3.º milênio em busca da paz do mundo: 

Assim, os Rotaracts de outras cidades do distrito adotaram outros itens. Certamente, haverá uma reunião depois de todos os participantes para que tomem conhecimento de todas as conclusões.
Jorge Abrão - Presidente do Rotary de Ilha Solteira; Flávio Henrique Manarelli - Presidente do Rotaract, Euripes Delcy Poletto Abrão (Dona Neninha) - Presidenta da casa da Amizade. Eu a Helena fomos muito bem recebidos pela direção do Rotary de Ilha Solteira
Como o Rotary e a ONU trabalham em parceria, achei a opção de abraçar as metas da organização uma atitude inteligente e bem operacional. Aliás, todos os clubes adultos deviam fazer o mesmo.
Hélio Consolaro palestrando aos presentes  
O palestra do antecessor, Éder, que é professor da Unesp e também deficiente visual, foi muito interessante, porque sem combinar nada apresentamos pontos de vistas semelhantes sobre a educação. 
Hélio Consolaro ofereceu para sorteio dois exemplos de sua gramática, uma das ganhadoras foi Gisele, na foto

Espero ter contribuído com a reflexão dos jovens universitários, apresentado minha visão de educação com meus 36 anos de magistério. Fiquei bastante na prática, mas não me esqueci da teoria. Além disso, estimulei a todos que se engajem no trabalho voluntário, mas também questionem o mundo.


Ganhei uma belíssima caneca personalizada como presente dos jovens

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Hélio

Parabéns pelo seu desempenho frente aos rotaryctianos.
Isso é VIVER Rotary.
Que outros clubes se lembrem que temos pessoas competentes para "fazer" Rotary BRILHAR.
Abs,
marlene

Pedro disse...

Que alegria ver meus professores do CIU de Ilha Solteira nos anos 1969 e 1970, Jorge Abrão e Neninha Poletto.