AGENDA CULTURAL

23.1.15

Praça das Artes – Araçatuba

Hélio Consolaro*

A Secretaria Municipal de Cultura já tem o Museu Araçatubense de Artes Plásticas – MAAP – que funciona na rua Duque de Caxias, 29. Nele os artistas plásticos de Araçatuba e região organizam suas exposições sem pagar aluguel.

No último domingo, 11/1/2015, ganhou novo espaço: Praça das Artes, também chamada de Sakusuke Nó. Outro espaço para as artes visuais de Araçatuba e região (pintura, escultura, fotografia, HQ, etc.) ganharem visibilidade no município e fora dele, já que a cidade é polo regional.

Mais uma ação da administração do prefeito Cido Sério (PT) para que Araçatuba se consolide na cultura paulista. Ele se entusiasma com as atividades culturais. 

A Praça das Artes fica num lugar privilegiado de Araçatuba, na rua Cussy de Almeida, esquina com a rua Antônio Florence (depois  da Cussy, Brigadeiro Luís Antônio), defronte à Casa Europa – padaria. Uma região frequentada por pessoas com bom poder aquisitivo.

Talvez, ninguém tenha vendido uma obra no último domingo, mas tenha feito vários contatos e possíveis contratações. Também é um momento de encontro entre artistas, uma interação com a população. Não se cobra nada, nem sobre as vendas, estar lá é uma dádiva.

Quem expõe seus talentos tem a chance de dividi-los, tornar-se conhecido, abrir novas possibilidades. Parodiando a Bíblia, ninguém vai produzir uma obra de arte para pô-la debaixo da cama.

Estiveram presentes com suas obras: Adriana Costa, Aline Lopes, Bia Martins, Duxtei, Esgalha, Henes Pio, José Luiz Py, Renê Ragi, Roberto Raniel, Sônia Oliveira, ShirleiOmori e VanildaBorghi. Duas artistas descendentes do imigrante japonês e empresário Sakusuke Nó, nome oficial da Praça das Artes: a neta Solange Nó e a sobrinha-neta Giovana Nó.

A praça estará disponível em todos os dias para os artistas produzirem, exporem e comercializarem suas obras, basta cada um entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura (Henry), mas o domingo de manhã as atividades na praça têm caráter oficial. 

Também cabe à população visitar a praça, pelo menos aos domingos de manhã para conhecer seus artistas visuais. Quem sabe uma obra de arte pode deixar sua casa mais bonita, tanto na área interna como externa.
Livros e obras de arte de escritores de Araçatuba também se compram. Artistas da cidade também podem ser contratados. É melhor comprar uma obra de arte original do que adquirir pintura de autoria duvidosa, verdadeiros “kitsch”, vendidos em caminhões nas calçadas da cidade.

Todos se entusiasmaram com a Praça das Artes. Esperamos que esse fogo, essa vontade de participar se torne uma labareda permanente.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba

Nenhum comentário: