AGENDA CULTURAL

19.3.15

Pontos MIS inicia 2015 com oficina de exercícios visuais inspirados em luzes

17.03.15 - O Programa Pontos MIS iniciará 2015, em Araçatuba, com oficina inédita de audiovisual e curadoria de filmes, para esse ano, com olhar para acréscimo na LDB/96 (Lei de Diretrizes e Bases/9.394/96), que obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Prefeitura de Araçatuba, que a partir de agora estará representada, na coordenação do projeto, pelas secretarias municipais de Cultura, de Comunicação Social e de Educação.
 
A oficina ‘Exercícios Visuais a partir da Pintura e da Fotografia’, com o fotógrafo e filósofo Gustavo Falqueiro, está agendada para o dia 25 de março (quarta-feira), às 19 horas, no Teatro Paulo Alcides Jorge, o ‘Ponto MIS’ da cidade. “Partindo de possíveis relações entre pintores e fotógrafos, discursos e imagens, a oficina propõe exercícios visuais para que o participante possa vivenciar uma poética fotográfica, em que a luz – que é meio – também possa se tornar fim. O sol e suas diferentes luzes, a noite e a luz artificial, o olho e teorias da visão, pintores e fotógrafos que exploram a luz como tema são alguns dos aspectos que irão permear a prática fotográfica dos participantes”, explica o oficineiro.
 
Gustavo Falqueiro é graduado em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura, pelo Centro Universitário Senac de São Paulo, e graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Há 12 anos trabalha com fotografia e filosofia. Atua como docente em cursos de formação artística para jovens no Instituto Tomie Ohtake, pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, e é professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A oficina oferece 30 vagas para jovens a partir de 16 anos.
 
SESSÕES NO DIA 27
 
As sessões gratuitas de cinema retornarão na sexta-feira (27), em três horários: 8h30, 14h30 e 19 horas. O citado olhar para a LDB/96 é no sentido de priorizar filmes nacionais para exibição no Teatro Paulo Alcides Jorge, embora a lei determine a exibição nas escolas de educação básica. O filme de estreia será ‘Garoto Cósmico’, animação infantil produzida em 2007 com direção de Alê Abreu.
 
Cósmico, Luna e Maninho são três crianças que, por acidente, descobrem um mundo divertido e cheio de possibilidades, habitado pelo carismático Giramundos e seu circo, muito diferente do lugar onde habitavam, com vidas totalmente programadas. Depois de muitas brincadeiras e novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos.
 
Lançado em 2008, o filme tem participação de diversos atores e cantores brasileiros, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior. Além da diversão, ‘Garoto Cósmico’ oferece brincadeiras com cores, sons e formas, que instigam a curiosidade e a imaginação infantil.
 
O acréscimo na LDB/96 (exibição de filmes nacionais) foi publicado no dia 27 de junho de 2014, no Diário Oficial da União. O artigo estabelece que sejam dedicadas pelo menos duas horas mensais à exibição de filmes nacionais nas escolas, como complemento à proposta pedagógica. A relevância se dá como um meio de incentivar o acesso à cultura brasileira aos alunos, até mesmo porque há um grande número de filmes com potencial pedagógico e com temas transversais. A mudança também valoriza a produção cinematográfica brasileira que, em geral, lança curtas e longas-metragens com esse potencial.
 
Os principais objetivos do Programa Pontos MIS são apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema. Além das atividades mensais, o projeto disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema: www.pontosmis.org.br
 
Garoto Cósmico
Direção: Alê Abreu
Brasil, 2007, 76 minutos
Elenco: Aleph Naldi, Bianca Rayen, Mateus Duarte, Raul Cortez
Idioma: Português
Gênero: Animação/Infantil
Classificação: Livre

Teatro Paulo Alcides Jorge (anexo à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral)
Rua Paulo Alcides Jorge, s/n

Nenhum comentário: