AGENDA CULTURAL

1.4.15

PT rouba, PSDB rouba também

Hélio Consolaro*

Tratar o sintoma não é a solução. Meias medidas são meros paliativos. É preciso chegar às causas. Venceremos a corrupção quando ela parar de servir de pretexto político de um lado contra o outro e for mesmo repudiada pela maior parte da população. Não é o caso – ainda. (Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, nomeado.)

Rodando pelas estradas da vida, entre Araçatuba e Rio Preto, duas placas de trânsito, uma seguida à outra, contemplavam os transeuntes com duas frases pichadas no verso que resumem o momento político: "PT rouba", alguns metros outra placa: "PSDB também rouba".

Exemplo de como um tira a lama de seu corpo e joga no outro. Na verdade, o financiamento de campanha por empresas leva à corrupção, prejudicando a democracia brasileira. O PT se empenha em aprovar a lei que permite financiamento público de campanhas eleitorais, com muito mais controle, eliminando as doações de empresas, mas o PSDB não mexe uma palha para a aprovação da lei porque do jeito que está a situação é rendosa para tucanos e demais conservadores.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sentou-se sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da OAB de acabar com o financiamento de empresas privadas a campanhas eleitorais, fazendo o jogo dos conservadores, pois querem que as rendosas doações encaminhem-se para seus bolsos particulares.

Há outra consequência benéfica no financiamento público de campanha eleitoral: candidatos honestos e sem recursos podem disputar eleições em igualdade de condições. Assim, diminuiríamos a negociata na política, tanto de um lado como de outro.

No exercício do magistério, quando surpreendia um aluno colando na prova, chamava-o de corrupto. Ele ficava espantado. Então, eu explicava a semelhança das ações dele e as de alguns políticos. Em eleição de representante de classe ou grêmio estudantil, nas escolas, imitavam os políticos, comprando votos. 


A sociedade aponta o dedo, acusa, abomina os políticos, mas a maioria dos brasileiros praticam atos de corrupção diuturnamente. Nos políticos, ela é nojenta, no dia a dia das pessoas a desculpa dada é uma questão de sobrevivência. Igual argumento apresentado pelos políticos.

As frases "PT rouba. PSDB rouba também" representam como é tratada a corrupção: forma de acusação entre adversários políticos. A corrupção precisa ser discutida sem paixões partidárias, como uma necessidade de o Brasil ganhar mais transparência. Avançamos muito, mas precisamos mais.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca se roubou tanto no Brasil como se vê agora no caso Petrobras. É o PT roubando...Contra os fatos não há argumentos. O PT rouba, sim, muito, muito, incomparavelmente mais que qualquer outro partido em todos os tempos. Claro,há muita gente boa dentro desse partido e certamente envergonhada. Lamento por eles. Shaktyy

Anônimo disse...

Basta ver o que acontece nos estados governados por políticos do PSDB (Paraná e São Paulo).

Anônimo disse...

Copiei uma parte de seu texto e vou colá-la aqui:

"A corrupção precisa ser discutido sem paixões partidárias, como uma necessidade de o Brasil ganhar mais transparência"

Sem mais.

Abraço

Erivelto Junior