AGENDA CULTURAL

19.6.15

Um presente para o mundo

Hélio Consolaro*

Há muitos malas por aí, sem alça, sem rodinha, um peso para carregar. Vamos supor que todos somos malas, porque ninguém é perfeito, mas precisamos cuidar disso em nós.

Já pensou você chegar a uma roda de conversa e ela se dissolver, como se tivesse soltado um pum! Ou então você só explora os outros, o mundo, não dá nada de si, um egoísta, só para si. O egoísta não é um presente para o mundo. Não colabora com nada, não sabe construir coletivamente as coisas.

Quando li o lema do próximo ano rotário 2015-2016 escolhido pelo presidente do Rotary Internacional, Ravi Ravindran, indiano, percebi que eu estava no lugar certo sendo um rotariano.

Ele escreveu: “Vamos nos doar para que
o mundo seja um lugar melhor pelo simples fato de termos passado por ele? Ou viveremos nossos dias como o famoso poeta indiano Rabindranath Tagore escreveu: afinando e desafinando nossos instrumentos, enquanto a canção que viemos para cantar continua não sendo cantada?”

O Rotary é uma ONG internacional, fundada em 1905 por Paul Harris em Chicago, Estados Unidos, com propostas humanitárias. Tanto que após a Organização das Nações Unidas ser fundada, em 1948, os dois sempre trabalharam juntos.

Presidente do Rotary Internacional, eleito 2015-2016, Ravi Ravindran e sua esposa Vanathy

Nós, rotarianos, não somos santos, mas procuramos seguir uma ética. No Rotary, não se promete o céu e nem se condena ao inferno, pois se trata de uma organização laica. Somos 1.234.641 no mundo, distribuídos em 35.142 clubes em 220 países.

Em Araçatuba, temos nove clubes, todos levam o nome Rotary Club Araçatuba, acrescentando em seguida o nome do grupo: Araçatuba mesmo (o pai de todos), Oeste, Leste, Bandeirantes, Noroeste, Alvorada, Cruzeiro do Sul (do qual faço parte desde 2007), Centenário, Cidade Amiga. Há espaços para jovens e crianças: Interact, Rotaract, Rotary Kids. A nossa sede fica na av. da Saudade, 964.

Oferecemos aos jovens a oportunidade de ser um intercambiária, ou seja, ficar um ano fora do país, morando com uma família rotária. Acima de tudo, oferecemos a oportunidade de você viver e conviver, independente de religião ou partidos políticos.

Quer ser solidário, praticar o bem, ajudar os outros coletivamente, venha para o Rotary. Nossos endereços virtuais: www.rotary.org.br www.rotarycruzeiro.blogspot.com rotarycruzeiro@gmail.com

Nossas reuniões: 18h30, às segundas feiras, na sede de Araçatuba, av. da Saudade, 964. Ou, então, procure um rotariano, seu amigo, e peça para ser apresentado ao clube dele. Quem sabe se não seremos companheiros, esse é o tratamento dado entre nós.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP



Nenhum comentário: