AGENDA CULTURAL

25.8.15

Começa nesta quinta o Festival de Música Instrumental em Araçatuba


Evento vai até domingo e terá workshops (a partir do dia 25) e oito apresentações musicais, com destaque para quatro pratas da casa e quatro convidados especiais

Apoio


O Festival de Música Instrumental em Araçatuba, MIA, de 27 a 30 de agosto, é a celebração da música instrumental contemporânea no Oeste Paulista. Neste ano, ao longo do mês de agosto, a programação inclui oito apresentações musicais com destaque para quatro pratas da casa e quatro convidados especiais. O MIA é organizado pelo Programa Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciadas pela organização social Poiesis.

Durante o evento, serão oferecidas 265 vagas, distribuídas em onze workshops, focados na área musical e instrumentos, produção e fotografia de shows. Todas as atividades serão coordenadas por profissionais de destaque da cena musical e realizadas nas cidades de Araçatuba, Andradina, Birigui, Ilha Solteira e Penápolis.

No primeiro dia de shows, a dupla representante da região, Zé Renato Gimenes e Cássio Martins, executará nada menos que 120 instrumentos, entre étnicos, eletroacústicos e eletrônicos. Em seguida, será a vez do Duofel, formado por Fernando Melo e Luiz Bueno, que criou uma nova linguagem para o violão brasileiro. O show celebra 37 anos de amizade e música dos artistas, que têm doze discos lançados e venceram três prêmios Sharp de música.
A segunda noite terá como atração o 12Mãos, grupo de percussão experimental de Araçatuba que produz peças experimentais e adaptações de ritmos brasileiros no cajón. No mesmo palco, em seguida, será a vez de Ronaldinho do Cavaquinho, que vai contar um pouco da história do choro e da música instrumental.

O sábado será o dia do jazz cigano do Catimba Manouche. A apresentação contará com nova abordagem da música internacional e brasileira, com mistura de clássicos, choros e sambas de raiz. Como antecipação das comemorações de 100 anos do primeiro samba gravado, o músico Leo Gandelman tocará o show “Velhas Ideias Novas”. Ele escolheu dez clássicos, de 1928 a 1973, para mostrar que o gênero continua a ser a alma da musica popular brasileira.

Em seguida, o JAZZA4 apresentará as influências do rock, blues e MPB no jazz contemporâneo, com músicas autorais e de artistas lendários – entre eles, Lee Ritenour, Jaco Pastorius e Pat Metheny. A última grande atração será o Mano a Mano Trio, que mostrará arranjos e improvisações a partir de diversas influências, como o choro, a música erudita, o jazz e a cultura popular.


Apoio

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 
PROGRAMAÇÃO MIA – MÚSICA INSTRUMENTAL EM ARAÇATUBA 
OFICINA: FOTOGRAFIA DE PALCO
Coordenação: Marco Aurélio Olimpio
25 e 26/8 – terça e quarta-feira – 19h às 22h27 a 30/8 – Saída fotográfica orientada – prática no Música Instrumental Araçatuba31/8 – segunda-feira – 19h às 22h – análise do material e feedback para os participantesAssessoramento individual aos participantes – de 26/8 a 29/8 – 16h às 17hPúblico: fotógrafos profissionais ou amadores com conhecimentos técnicos e que possuam equipamento, a partir de 16 anosInscrições: 14/7 a 14/8
Seleção: portfólio de 8 a 12 imagens (enviar para: aracatuba@oficinasculturais.org.br, com o assunto “Portfólio: Fotografia de Palco”)
20 vagasLocal: Casa da Cultura Adelino Brandão: Rua Duque de Caxias, n° 29, sala 02 - Centro – Araçatuba (SP).Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/ND4u85 
A oficina apresentará a importância do registro da cena, respeitando a obra artística a ser fotografada. Serão abordados aspectos como tipos de equipamento, aprimoramento de técnicas, iluminação, postura e mercado. Na prática, os participantes registrarão os shows do evento Música Instrumental em Araçatuba.

O fotógrafo Marco Aurélio Olímpio dedica-se à documentação de shows e espetáculos musicais, assim como ao retrato de profissionais dessa área, tendo trabalhado com nomes como Cauby Peixoto e Zélia Duncan, entre outros. Iniciou seu trabalho na área fotográfica como laboratorista no SESC Pompeia e no laboratório de fotojornalismo e fotopublicidade da PUC-SP, universidade onde se formou em História. Em 2009, lançou o livro “Álbum Imagens Musicais” pela editora SESC.

WORKSHOP: O PROCESSO CRIATIVO DO DUOFEL
Coordenação: Fernando Melo e Luiz Bueno (Duofel)27/8 – quinta-feira – 10h às 12hPúblico: músicos amadores ou profissionais, estudantes de artes e demais interessadosInscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos40 vagasLocal: Teatro Municipal Castro Alves: Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP)Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/6mPqz2 
O Duofel compartilha experiências do processo de criação e gestão de seus 37 anos de carreira, com 13 CDs e três DVDs lançados no Brasil e no exterior (Europa, Estados Unidos e Índia), além da criação de um núcleo próprio de distribuição de músicas.

O premiado duo é reconhecido por criar uma nova linguagem para o violão brasileiro, participou dos principais festivais de música instrumental e jazz mundiais, venceu três vezes o Prêmio Sharp e tocou com artistas como Tetê Espíndola, Hermeto Pascoal, Oswaldinho do Acordeon, MPB-4 e o percussionista indiano Badal Roy.

WORKSHOP: A PERCUSSÃO DO BIXIGA 70
Coordenação: Rômulo Nardes e Gustavo Cék27/8 – quinta-feira – 10h às 12h e 13h às 16h30Público: músicos amadores ou profissionaisInscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos15 vagasLocal: MAAP: Museu Araçatubense de Artes Plásticas – Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP).Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/rvD1W5 
Os percussionistas da banda instrumental Bixiga 70 vão abordar os ritmos e estilos musicais mais relevantes do repertório do grupo, bem como suas fontes de pesquisa e elaboração dos arranjos. Por meio do processo de criação coletiva entre os participantes, a atividade pretende ampliar as possibilidades de comunicação entre instrumentos percussivos e harmônicos, provocando a fusão de diferentes vertentes musicais.

Rômulo Nardes é percussionista e luthier de instrumentos de percussão. Em atividade desde 1997, cursou Percussão Popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim, participou de núcleos musicais de companhias de dança e teatro e trabalhou com diversas bandas.

Gustavo Cék, arte-educador e percussionista desde 1998, já foi membro de diversos grupos musicais e artísticos ao longo de sua trajetória. Atualmente, além de integrar a banda Bixiga 70, acompanha os cantores Pipo Pegoraro, Larissa Baq e desenvolve o projeto instrumental “Gingo”.

Apoio

SHOW: CAMINHOS SONOROS
Zé Renato Gimenes e Cássio Martins27/8 – quinta-feira – 20hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
Nesta apresentação, a dupla executará 120 instrumentos, entre étnicos, eletroacústicos e eletrônicos, resultando na formação de uma sonoridade multicultural que transformará o palco em uma vibrante instalação musical.

SHOW: O VIOLÃO LIVRE DE DUOFEL
Duofel27/8 – quinta-feira – 21hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
A virtuosidade de Fernando Melo e Luiz Bueno criou uma nova linguagem para o violão brasileiro. Nesta apresentação, o duo apresenta suas versões para o pop dos Beatles, a visão ímpar de clássicos da MPB e algumas de suas composições próprias, tocadas em seis diferentes tipos de violões. O show celebra 37 anos de amizade e música.

WORKSHOP DE APRECIAÇÃO MUSICAL: CONHECENDO A MÚSICA INSTRUMENTAL
Coordenação: Marcus Almeida28/8 – sexta-feira – 10h às 12h30Público: músicos amadores ou profissionaisInscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos40 vagasLocal: Teatro Municipal Castro Alves: Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP)Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/3tGWdf 
Harmonia, melodia, ritmo, solo, instrumentação e forma musical. O workshop propõe uma reflexão sobre como esses conceitos podem ser articulados em diferentes gêneros da música instrumental, estimulando o hábito de uma audição crítica.

Marcus Almeida, guitarrista, violonista e pesquisador musical, é mestre e doutorando em Música pela Unicamp, com estágio na Queen’s University of Belfast (Irlanda do Norte). Tem um álbum autoral lançado, “Nicwenra – Guitar Solo”. No Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, além de lecionar, é responsável pela Orquestra de Violões.

WORKSHOP: NOVOS OLHARES PARA O ENSINO DA GUITARRA ELÉTRICA
Coordenação: Heraldo Paarmann28/8 – sexta-feira – 14h às 17hPúblico: professores de música, guitarristas, músicos amadores e profissionaisInscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos15 vagasLocal: Teatro Municipal Castro Alves: Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP)Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/VDC2y4
Este workshop pretende refletir sobre algumas das metodologias de ensino da guitarra elétrica, estimulando o participante a buscar novas abordagens pedagógicas e a fomentar a prática do instrumento.

Heraldo Paarmann, mestrando na UNESP em Educação Musical, é multi-instrumentista, arranjador, produtor e professor. Em três décadas de carreira, tocou com inúmeros artistas de diversas tendências e produziu cerca de 100 trabalhos, entre bandas, artistas solo e jingles. De 1991 a 2002, foi o guitarrista do Ultraje a Rigor. Atualmente, integra o Quarteto de Guitarras Kroma.

SHOW: GRUPO 12MÃOS
28/8 – sexta-feira – 20hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
O grupo araçatubense de percussão experimental 12Mãos foi criado em 2009 com intuito de produzir peças experimentais e adaptações de ritmos brasileiros para o cajón (instrumento típico peruano), mesclando sons de instrumentos exóticos com instrumentos típicos da cultura brasileira. Em 2012, representou o Brasil no Festival Internacional de Cajóns e Percussão de Lima (Peru).



Apoio

SHOW: RONALDINHO DO CAVAQUINHO
28/8 – sexta-feira – 21hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
Durante a apresentação, o músico interage com a plateia, conta um pouco da história do Choro e da música instrumental e reverencia grandes mestres como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Ronaldinho do Cavaquinho é considerado um herdeiro musical de Waldir Azevedo, autor do clássico “Brasileirinho”, e já tocou com Ademilde Fonseca, Beth Carvalho e Zé Calixto.

WORKSHOP: CRIATIVIDADE E PERFORMANCE COM GUITARRA ELÉTRICA
Coordenação: Heraldo Paarmann29/8 – sábado – 10h às 13hPúblico: músicos amadores ou profissionaisInscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos15 vagasLocal: Teatro Municipal Castro Alves: Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP)Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/HjrWrX 
Com o objetivo de provocar no participante seus pontos criativos, expressivos e performáticos, a atividade abordará a peculiaridade da figura do guitarrista em uma apresentação.

Heraldo Paarmann, mestrando na UNESP em Educação Musical, é multi-instrumentista, arranjador, produtor e professor. Em três décadas de carreira, tocou com inúmeros artistas de diversas tendências e produziu cerca de 100 trabalhos, entre bandas, artistas solo e jingles. De 1991 a 2002, foi o guitarrista do Ultraje a Rigor. Atualmente, integra o Quarteto de Guitarras Kroma.

WORKSHOP: O ASSUNTO É PRODUÇÃO
Coordenação: Jacques Figueras29/8 – sábado – 14h às 18hPúblico: produtores, músicos amadores ou profissionais, estudantes de artes e demais interessados.Inscrições: 3 a 25/8Seleção: primeiros inscritos

40 vagasLocal: Teatro Municipal Castro Alves: Rua Duque de Caxias, nº 29 – Centro – Araçatuba (SP)Para se inscrever clique aqui: https://goo.gl/sdE7u5 
A atividade abordará aspectos como panorama do business da música, definição da carreira artística, gestão de marketing, principais etapas de produção e habilidades empreendedoras necessárias para o mercado musical.

Jacques Figueras, francês radicado no Brasil há nove anos, possui carreira de renome nacional e internacional. Como produtor musical do álbum “Song for Maura”, parceria de Paquito D’Rivera e Trio Corrente (do qual é empresário), ganhou, em 2013, o Grammy Awards na categoria “Latin Jazz”; e, em 2014, o Grammy Latino por “Melhor Ábum de Jazz”.

SHOW: CATIMBA MANOUCHE
29/8 – sábado – 20hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
O trio composto por José Aurélio, Bina Coquet e Daniel Grajew mostra o que o acordeom da música francesa, o violão cigano e os ritmos brasileiros têm em comum. No melhor estilo manouche jazz (ou gypsy jazz), a apresentação traz uma nova abordagem da música internacional e brasileira, com uma mistura de clássicos, choros e sambas de raiz.

SHOW: LEO GANDELMAN
29/8 – sábado – 21hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
O show “Velhas Ideias Novas” comemora o centenário do samba, com um repertório de clássicos de compositores como Noel Rosa, Cartola e Geraldo Vandré. Na apresentação, o público sentirá o balanço do Sambajazz, fusão do samba instrumental das gafieiras com a improvisação do jazz, valorizando a originalidade do saxofone brasileiro através de um de seus maiores nomes: Leo Gandelman.

SHOW: JAZZA4
30/8 – domingo – 18hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa, Centro – Araçatuba (SP)
O quarteto apresenta as influências do rock, blues e MPB no jazz contemporâneo. No repertório, músicas autorais e de artistas lendários como Lee Ritenour, Jaco Pastorius e Pat Metheny.

SHOW: MANO A MANO TRIO
30/8 – domingo – 19hPúblico: livreLocal: Praça João Pessoa – Centro – Araçatuba (SP)
Sérgio Albach, Glauco Solter e Vina Lacerda, juntos há mais de cinco anos, apresentam a peculiaridade sonora de arranjos e improvisações elaboradas a partir de distintas influências, como o choro, a música erudita, o jazz e a cultura popular. O trio já se apresentou em diversos países da Europa e América Latina. Este show, permeado por composições autorais, celebra grandes mestres da música brasileira e latino-americana, entre eles Radamés Gnatalli, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal.



Apoio

ATIVIDADES NA REGIÃO 
WORKSHOP: A GUITARRA NA MÚSICA INSTRUMENTALCoordenação: Júlio Mouro15/8 – sábado – 14h às 18hPúblico: músicos amadores ou profissionaisInscrições: 14/7 a 14/8Seleção: primeiros inscritos20 vagasLocal: Anfiteatro da Praça CEU das Artes: Avenida Monsenhor Victor Assuite, 2004 – Bairro Benfica – Andradina (SP)
A guitarra reúne aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos. Este workshop apresentará as possibilidades que cada um desses aspectos oferece, provocando experimentações sonoras e proporcionando aos participantes um grau de musicalidade mais maduro.

Júlio Mouro, compositor e instrumentista, estudou guitarra MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí. Atualmente, ministra aulas particulares de guitarra e integra o quarteto instrumental JAZZA4, de Araçatuba.

WORKSHOP: CAMINHOS SONOROS, UM NOVO JEITO DE FAZER MÚSICA
Coordenação: Zé Renato Gimenes e Cássio Martins12/8 – quarta-feira – 19h às 22hPúblico: músicos amadores ou profissionais e interessados em geralInscrições: 14/7 a 11/8Seleção: primeiros inscritos20 vagasLocal: Biblioteca Pública Municipal de Ilha Solteira: Rua das Bandeiras, s/nº – Centro – Ilha Solteira (SP)
A atividade levará o participante a investigar possibilidades de diálogo entre objetos do cotidiano e instrumentos acústicos, eletroacústicos, étnicos e eletrônicos, estimulando a composição de novas texturas sonoras.

Zé Renato Gimenes é compositor e multi-instrumentista. Em sua trajetória, integrou o Duoportal, com Gustavo Barbosa Lima, participou da trilha sonora do filme “Bicho de Sete Cabeças” e tocou com nomes consagrados como Fagner, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo e André Abujamra. Atualmente, mantém o Ateliê Musical Zé Renato.

Cássio Martins, compositor e multi-instrumentista, integra os grupos “Junto & Misturado” e “Gigantes da Boemia”, ambos de Araçatuba. Influenciado por violonistas como Baden Powell, Raphael Rabello e Yamandu Costa, dedica-se ao estudo do instrumento. Atualmente, além dos projetos sonoros de que faz parte, ministra aulas de violão e guitarra.


WORKSHOP: A DIVERSIDADE RÍTMICA E SEUS INSTRUMENTOS
Coordenação: Daniel Freitas
Neste workshop de percussão, os participantes experimentarão a sonoridade de ritmos brasileiros, latinos e norte-americanos. Serão abordados temas como a história dos instrumentos e seus gêneros, noções técnicas e curiosidades.

Daniel Freitas, baterista e percussionista, é fundador do grupo 12Mãos. Formado em Educação Musical, ministra aulas no Projeto Guri, tem método para bateria de autoria própria e reconhecimento internacional com projetos, composições de peças e cameratas de percussão. É membro das bandas Rádio 84, Fast Fusion, e criador do projeto instrumental Duo Drums, com Cristiano Silva. Desde 2013, realiza o evento “Batucando Araçatuba”, que reúne centenas de bateristas e cajoneiros no interior paulista.

Informações gerais
Público: músicos amadores ou profissionaisSeleção: primeiros inscritos20 vagas por município
Programa: 
BIRIGUI17/8 – segunda-feira – 19h às 23hInscrições: 14/7 a 15/8Local: Centro de Referência da Juventude: Rua Roberto Clark, 236 – Centro
PENÁPOLIS
21/8 – sexta-feira – 19h às 23hInscrições: 14/7 a 20/8Local: Centro Cultural Dr. Bráulio Sammarco: Praça 9 de Julho, 150 – Centro

Nenhum comentário: