AGENDA CULTURAL

27.8.15

Contação de histórias - apresentações e oficinas em Araçatuba


Serviço
As apresentações de "Histórias de botar medo" serão no teatro Paulo Alcides, dia 27 e 28 de agosto, às 9h e às 14h.
E dia 27, às 19h, será realizada a oficina no rmesmo teatro.
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba

Histórias de Botar Medo

“Histórias de botar medo” é um projeto de narração de histórias de terror que leva ao público de todas as idades duas histórias semanais num período de um mês.

As histórias narradas trazem ao imaginário do público os medos mais primitivos dos seres humanos, como a morte, os mistérios mágicos, as aparições misteriosas de almas penadas, enfim, tudo aquilo que faz parte de nosso self instintivo e nos desperta trazendo sempre algo que precisa ser visto e encarado.

Histórias são bálsamos medicinais e por si só já tem uma força tremenda. Não exigem que se faça nada, que se aja de nenhum modo. Suscitam interesse, tristeza, anseios, perguntas e compreensões que fazem aflorar os mais variados arquétipos que nos ajudam em nossa vivência, seja lá qual for a idade.

Os narradores se utilizam de objetos, músicas ao vivo e efeitos percussivos para compor as atmosferas propostas, trazendo medo e humor juntos em um só lugar.


Oficina NARRANDO HISTÓRIAS, FERRAMENTAS PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA

A narração de histórias pode ser realizada de diversas maneiras e é uma linguagem que pode conversar com todas as outras linguagens artísticas. São inúmeras as possibilidades de se narrar uma história: utilizando bonecos, objetos ou formas animadas, música, pinturas, origamis, teatro de sombras, entre outras. Mas, como aplicar ou até mesmo escolher aquilo que conversa diretamente com os objetivos que pretendo alcançar com o meu projeto dentro de tantas possibilidades? Esta oficina proporcionará aos participantes uma gama maior de ferramentas para a criação de espetáculos, cenas, ou simplesmente como uma expressão artística dentro dessa linguagem. Aos educadores, será mais uma possibilidade de expressão e  
trabalho dentro e fora da sala de aula.

A oficina é gratuita e está sendo realizada dentro do projeto “3 em 1” da Cia O Curioso, através do “Concurso de Apoio a Projetos de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais no Estado de São Paulo”, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura e do
Programa de Ação Cultural (PROAC).

PÚBLICO ALVO: professores da rede pública, bibliotecários, artistas locais, contadores de histórias, atores, estudantes de teatro e interessados em geral; (a partir de 16 anos)

CARGA HORÁRIA: 3 horas | VAGAS: 20 a 30 | MINISTRANTES: Luana de Lucca e Yuri de Francco

Nenhum comentário: