AGENDA CULTURAL

5.8.15

Franco Baruselli lança livro que retrata parte de sua história no Brasil

Prefeito Cido Sério (PT) cumprimento Franco Baruselli (PMDB), sendo observada por sua filha Luciana. Francisco Garcia (chapéu, observa o livro) 
Antônio Crispim
Jornal O LIBERAL, 2/8/2015

O professor, filósofo, ex-deputado, empreendedor, desbravador do conhecimento e escritor, Franco Baruselli, lançou sexta-feira o seu livro “A vida é nela e la nave va!”. Trata-se de uma coletânea de artigos e reportagens que reproduz boa arte de sua história e de sua trajetória no Brasil. Para um democrata convicto e ex-parlamentar, o lançamento do livro não poderia ser em local mais apropriado: A Câmara Municipal de Araçatuba. O lançamento reuniu um seleto grupo de amigos, ex-colegas professores e administradores do trabalho de Baruselli. Alguns se emocionaram, como o professor e advogado Walter Tinti.

Em seu livro, Baruselli transita pela filosofia, pela história mundial, com destaque para a Itália e os horrores da segunda guerra mundial, a qual viu de perto, ainda menino, no sopé de montanhas nevadas de sua terra natal. Como não poderia deixar de ser, ele fala sobre o Brasil, seus líderes políticos e suas lutas redemocratização e a redução das diferenças sociais. Baruselli é um democrata cristão por excelência e, embora muitos amigos do “MDB velho de guerra” (como ele se referia ao seu partido do coração) tenham migrado e fundado ao PSDB, ele permaneceu fiel ao PMDB. Mais do que isso, a um nome do PMDB especificamente, o ex-governador Oreste Quércia. Foi uma relação partidária, mas de uma amizade e até fidelidade. Nos momentos mais difíceis como perseguido político, foi Quércia que esteve a seu lado. Franco retribuiu e esta com Quércia até o fim. Mas isso é outra história.

Com farta produção de artigos, muitos deles publicados durante anos em O LIBERAL REGIONAL, Baruselli decidiu organizar o livro, com alguns textos de amigos ou que de alguma forma ele quis homenagear. Coube ao ex-colega de magistério e de jornadas políticas, Francisco Antônio Ferreira Tito Damazo ajudar na organização dos textos e juntos com as professoras Sabrina Brito e Marilurdes Martins Campiezi, revisar a obra, diagramada por Fellipe Scagion.

Franco Baruselli discursa, tendo a vereadora Durvalina Garcia (vereadora, PT), prefeito Cido Sério (PT) e a esposa Neide Baruselli. Ao fundo, Tito Damazo, editor do livro   


NOITE DE AUTÓGRAFOS

Como há décadas, a sempre companheira, professora Neide Baruselli, estava ao lado de franco, junto com os filhos e muitos amigos, como o casal Durvalina e Chico Garcia, Walter Tinti, Tito Damazo, Hélio Consolaro, prefeito Cido Sério, professores, admiradores e correligionários.
Coube à ex-aluna, professora e vereadora Durvalina Garcia atuar como mestre de cerimônia. O primeiro a falar foi o professor Tito Damazo, que prefaciou o livro. Tito falou sobre a trajetória de franco Baruselli desde que chegou a Araçatuba, suas lutas e seu trabalho.
O ex-prefeito de Pereira Barreto, Oswaldo Esperança, também lembrou a trajetória do professor e deputado, lembrando a sua luta em defesa dos pequenos produtores rurais de Suzanápolis. Esperança desafiou Franco a escrever outro livro.
Visivelmente emocionado, o professor Walter Tinti também destacou o trabalho desenvolvido por Baruselli, tanto na área do magistério como líder político.
O prefeito Cido Sério lembrou a influência de Franco em sua formação cultural e política. Chico Garcia também citou a atuação do ex-deputado e parlamentar.

MANIFESTAÇÕES

Várias outras pessoas se manifestaram isoladamente em relação a Franco Baruselli. Em uma rede social, Carlos Gilberto Nova destacou a atuação do parlamentar e sua influencia política.
Em seu blog, o secretário da cultura, Hélio Consolaro escreveu “Gostando ou não dele, é uma personalidade de Araçatuba que merece homenagens”. “Franco Baruselli era, e ainda é, um sujeito bem falante, navega com as mãos em seus discursos. Onde eu ia, lá estava ele falando com sotaque coisa novas. Na Congregação Mariana, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Chego à faculdade, eis lá o Italiano dando aulas. Sujeito porreta”.
O advogado Jorge Napoleão Xavier , amigo de longa data, não pode estar presente, mas pediu a uma pessoa para buscar o seu exemplar do livro. Já começou a ler e “mergulhar no passado”.

VIDA BELA

Franco Baruselli nasceu no dia 6 de janeiro de 1931, em Cerveno, no norte da Itália. Formou-se em filosofia em Turim. Já formado, ganhou decidiu vir para a América. A princípio o seu destino seria o Canadá. Porém, atraído pela propaganda positiva de Juscelino Kubitschek de Oliveira, veio para o Brasil em 1958. Em 1960 fixou residência em Araçatuba. Lecionou Filosofia na Unitoledo e na Funepe (Penápolis).
Baruselli criou Centro de Treinamento Agrícola (CTA), O Centro de Treinamento Industrial (CTI) e o Centro de Treinamento em Pecuária (CTP). No final da década de 1960 criou o Instituto Noroestino de trabalho em Educação e Cultura (Intec). Em julho de 1973, perseguido pelo Governo militar, teve que deixar o Brasil e voltar para a Itália. Retorna em 1975. Elege-se deputado estadual em 1978 e reelegeu-se em 1982. Depois assumiu a Secretaria de Descentralização e Participação. De 1986 a 1995 integrou a diretoria da CDHU.



Nenhum comentário: