AGENDA CULTURAL

9.8.15

Semana do Folclore de Araçatuba - programação

08.08.15 - Para marcar a passagem do Dia do Folclore, em 22 de agosto, a Prefeitura de Araçatuba realizará o evento Semana do Folclore 2015: Nossas Raízes, Nossa História. A programação acontecerá de 10 a 13 de agosto, é referência nacional e envolverá profissionais da educação, estudantes do ensino fundamental do Município e grupos folclóricos da região.

Em sua série ‘Educação em Diálogos’, a Secretaria Municipal de Educação (SME) coordenará mais um ‘Folclorata’, que está na quarta edição e desde 2012 encanta o público com músicas e danças folclóricas, tornando-se cada vez mais abrangente. A Semana do Folclore reunirá 680 estudantes empenhados em conservar a tradição cultural brasileira, sendo 500 de Araçatuba e os demais provenientes de cinco cidades da região, com apoio do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba.

“Por meio do folclore regional, as atrações visam promover saberes e o conhecimento popular, que são fundamentais para proteger nossas características e identidades. Temos a missão de espalhar a cultura folclórica, principalmente às crianças, pois conhecendo a própria cultura o indivíduo compreenderá a importância de mantê-la viva", explica a coordenadora Cláudia Colli.

Mulher rendeira, bumba-meu-boi, carimbó, folia de reis, danças gaúchas e capoeira são algumas das manifestações que serão apresentadas pelos estudantes. A Semana do Folclore 2015 também será oportunidade de o público apreciar o projeto Catira na Escola, que será destaque dentre as atrações nas escolas.

Nenhum comentário: