AGENDA CULTURAL

2.9.15

Escritor, inscreva-se; professor, inscreva a sua escola

De leitor a navegador

A 7.a Jornada de Literatura de Araçatuba terá um tema curioso neste ano “De leitor a navegador”. Ela denuncia que o suporte de obras literárias está passando do livro para os móbiles, e-books.

Teremos, inclusive, durante a jornada, oficina de 06 horas de trabalho para editar um livro digitalmente. O livro digital tem o sonho de todo o escritor: sua obra não terá intermediários, como editor, livreiro. Sozinho, escreverá sua obra, como sempre; como também só edita e vende on-line o seu livro, com um preço bastante inferior.

Pode ser que os livros de papel desapareçam, mas a leitura nunca. Para a geração mais idosa, ler obras literárias ou jornais digitalmente é um grande sacrifício, mas para quem nasceu já dentro do mundo moderno, tudo é mais fácil.

Os antigos liam em rolos de pergaminhos e papiros, quando surgiu tudo num livro pequeno, houve uma reação contrária também. O novo sempre assusta o espírito conservador.

O lema da antiga Biblioteca Real de Alexandria era adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra. Não se sabe se seus organizadores, a dinastia de Ptolomeu, conseguiram, mas com certeza, logo chegaremos a isso na biblioteca digital esparsa pela internet.

Se você é escritor e quer visitar escolas de 8 a 12/9/2015, dando palestras a alunos, inscreva-se pelo e-mail: secretariacult@gmail.com (pode ser de outra cidade). Romancista, poeta, contista, ensaísta e literatura infanto-juvenil.

Caso sua escola queira receber a visita de um escritor de 8 a 12/9/2015 (durante a Jornada Literária), inscreva-o pelo e-mail: secretariacult@gmail.com (escolas de Araçatuba). Dos ensinos fundamental, médio e superior.  

Veja programação no 
www.concursodecontos.blogspot.com

Nenhum comentário: