AGENDA CULTURAL

3.9.15

Mais direito e participação para as mulheres

A chegada do prefeito Cido Sério à conferência
02.09.15 - Para desenvolver ações que sensibilizem e promovam debates com intuito de dialogar sobre a construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual seja desenhado um novo papel para a mulher moderna, a Prefeitura de Araçatuba promoveu a 2.ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher: Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres. O evento aconteceu na quarta-feira (2), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge.

O prefeito Cido Sério participou da abertura, recepcionando a palestrante convidada, historiadora Selma Rocha. A vereadora Durvalina Garcia; a secretária Cidinha Lacerda, de Participação Cidadã; e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Massano também participaram. A conferência foi coordenada pelas secretarias municipais de Participação Cidadã e Assistência social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Segundo a secretária Cidinha Lacerda, "apesar dos avanços, ainda é preciso trabalhar muito na questão do empoderamento da mulher, e incentivar a participação desse grupo na discussão de políticas públicas que fortaleçam o segmento. O exercício da conferência foi muito bom, com propostas bastante interessantes e motivação para o debate. Após duas pré-conferências, as pessoas demonstraram envolvimento expressivo”.

A convidada para contribuir nessa construção foi a historiadora Selma Rocha. Doutora pela USP, integrante do Conselho Estadual de Educação e diretora da Fundação Perseu Abramo, com atuações direcionadas à educação e ao movimento de mulheres, ela ofereceu importantes subsídios aos grupos, ampliando discussões sobre os quatro eixos. Ao final, oito delegados foram eleitos para etapa estadual: cinco representantes da sociedade civil e três do poder público.

Toda última terça-feira do mês, a Secretaria Municipal de Participação Cidadã organiza o Fórum Araçatubense de Mulheres (FAM), com presenças de mulheres da comunidade, usuárias ou não de equipamentos públicos (Cras, Creas, CRM), representantes de entidades de classe, do poder público executivo e legislativo, e de ONGs. E, desta forma, uma rede está criada.

As reuniões acontecem na sede do programa Renda Cidadã, localizada na rua Quinze de Novembro, 275, no centro da cidade, ao lado do Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon. Tanto a Conferência Municipal da Mulher quanto o Fórum Araçatubense de Mulheres visam incentivar a participação na 4.ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que será realizada entre os dias 15 e 18 de março de 2016.

EIXOS DA CONFERÊNCIA

• Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades

• Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres em âmbitos municipal, estadual e federal: avanços e desafios

• Sistema político com participação das mulheres e igualdade

• Sistema Nacional de Políticas para Mulheres

Nenhum comentário: