AGENDA CULTURAL

17.9.15

Oficinas sobre aleitamento materno e alimentação saudável para profissionais de UBS de Araçatuba

16.09.15 - Entre os dias 15 e 18 de setembro, profissionais de Unidade Básica de Saúde (UBS) nos bairros Umuarama, Planalto e Alvorada participam de oficinas sobre aleitamento materno e alimentação saudável para crianças de até dois anos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e integra ‘Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS (Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil)’, lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde. A capacitação acontece no Hotel Riviera, das 8 às 17 horas.

O objetivo das oficinas é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica visando reforçar e incentivar promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A nutricionista e coordenadora estadual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Adriana Bouças Ribeiro, está ministrando as oficinas, que formarão seis tutores em Araçatuba, sendo dois profissionais de cada unidade. Profissionais de outros 25 municípios da região também participam.

A capacitação ocorre por meio de duas ações: oficina de formação de tutores e oficina de trabalho na UBS. A primeira fase visa qualificar profissionais de referência que são os pilares da estratégia. Eles devem apoiar planejamento, acompanhamento e fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua.

Em um segundo momento, os tutores formados serão responsáveis por disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas unidades. A intenção é discutir as práticas do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais e planejar ações de incentivo, conforme realidade local.

Segundo Roberta Ramos, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, as oficinas promoverão uma maior divulgação e incentivo ao aleitamento materno. "É necessário ter consciência da importância do aleitamento materno, que é primordial para a criança crescer saudavelmente. Há inúmeros benefícios, tanto para a criança quanto para a mãe", destaca a profissional.

Nenhum comentário: