AGENDA CULTURAL

30.10.15

Oficina sobre História do Cinema e Arte da Narrativa



Desde sua criação, o cinema – conhecido como Sétima Arte – evoluiu a partir do contato com as outras artes, como música, teatro, pintura, fotografia e literatura.
O cinema tem do teatro a ideia da encenação; da pintura e da fotografia as técnicas de enquadramento e iluminação; da música a utilização das trilhas sonoras para apoiar a dramaturgia; da literatura as diversas histórias que são adaptadas e também várias formas de contar histórias. Flash back, cortes e mudanças temporais já existiam na literatura séculos antes da invenção do cinema.

Portanto, é fácil concluir que o cinema é uma forma de arte bastante sofisticada, que busca contar histórias por intermédio de imagens e sons, com o apoio de diversas técnicas para emocionar, impressionar e conquistar o espectador.
Essa oficina visa dar exemplos práticos de como funcionam as técnicas, como montagem de atração, plano sequência, câmera subjetiva, flash back, uso da profundidade de campo etc...

Vamos mostrar como essas técnicas surgiram e como foram evoluindo até chegar à sofisticação do cinema moderno. Para tanto, teremos cenas importantes de filmes como ‘A Última Gargalhada’, ‘Luzes da Cidade’, ‘M, o Vampiro de Dusseldorf’, ‘Cidadão Kane’, ‘O Acossado’, ‘Psicose’, ‘Tubarão’ e outros.

A intenção é mostrar também a evolução e o desenvolvimento das técnicas narrativas, desde o surgimento do cinema mudo, passando pela chegada do som, da cor, até recentes técnicas digitais, como uso dos efeitos em 3D.

A oficina ensina, de forma simples e didática, truques e técnicas que o cinema usa para contar uma história. Também será discutida a arte de manipular e conduzir o espectador, com resultados em filmes de ação, suspense e comédia.
 
Professor Marcelo Lyra

Nenhum comentário: