AGENDA CULTURAL

4.3.16

Eventos no Dia da Mulher em Araçatuba


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, localizada na cidade de Nova Iorque, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 15 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber o equivalente a um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

 A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, em um ato desumano. 
Depois de muitas lutas e protestos, as mulheres enfim conquistaram parte do  espaço que queriam, e a partir do dia 8 de março de 1975 a ONU(Organização das Nações Unidas) oficializou o Dia da Mulher. A data foi criada para relembrar as lutas sociais, econômicas e políticas das mulheres. Antes da data ser oficializada o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, organizado pelo Partido Socialista da América.
Para comemorar essa data histórica no domingo (6), haverá o evento Retreta Musical do dia da Mulher com a Orquestra Jovem de Repertório Livre, o evento acontecerá na praça Rui Barbosa, ás 19h.  
E no próprio dia 8 de março, terça-feira,  8h30,  uma palestra do psicólogo Dario Rosa no teatro municipal Castro Alves, rua Duque de Caxias, 29, promovida pela Prefeitura de Araçatuba  

Nenhum comentário: