AGENDA CULTURAL

3.3.16

Projeto Guri - música e cidadania

Hélio Consolaro*

Uma das grandes falhas de nossa educação é não ensinar o uso dos cinco sentidos e não preparar nossas crianças para as emoções. A educação ocidental está concentrada na visão e na razão.

Contou o professor Celso Antunes que, quando visitou Cuba (não se trata de propaganda comunista),  presenciou uma aula de educação do tato num estabelecimento de ensino. A professora levou as crianças para passearem no pátio, que apalpavam com as mãos as folhas das árvores e a mestra dizia o nome delas. Não precisou de nenhuma parafernália tecnológica.

Num outro momento, pôs entre uma mesa e a toalha que a cobria, folhas colhidas das mesmas árvores do ambiente escolar. As crianças enfiavam uma das mãos sob a toalha, tateavam as folhas e tentavam dizer a que árvore pertencia cada uma. Era uma aula de educação do tato.

Fazendo um paralelo, o Projeto Guri é uma tentativa de educar as crianças para a audição, para a  harmonia dos sons, para a produção de música, já que a escola regular raramente faz isso. 

Vamos arriscar que dos 571 alunos que existem hoje matriculados no Projeto Guri na Casa da Cultura Adelino Brandão, Araçatuba, 57 deles consigam ser músicos profissionais. E os demais?

Os demais serão cidadãos musicais, público qualificado para a música em Araçatuba, que desenvolveram certas habilidades e atitudes para o crescimento da cidadania.

Por isso que em 2009, aproveitando o impulso de ampliação do Projeto Guri, aumentamos a parceria da Secretaria Municipal de Cultura: saímos de 90 alunos para 571 em 2016. E não há mais alunos em Araçatuba porque o Estado não descentraliza a música para a nossa periferia.  

Assim, o mercado de trabalho para os músicos aumentou significativamente, não só em Araçatuba, mas em toda a região, porque eles são os professores e professores nos polos do Projeto Guri. 

Quem sabe haverá uma mudança de orientação pelo Governo do Estado de São Paulo. Há escolas estaduais em muitos bairros do município que podem desenvolver a educação integral com a presença do Projeto Guri.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: