AGENDA CULTURAL

5.3.16

Por que odiamos Lula

Willian Sancler, Araçatuba, desde criança admira Lula,
aprendeu com ele a fazer política
Hélio Consolaro*

Há entre nós gente de todo jeito. Em termos educacionais e perfis psicológicos, cada família nos fabrica com seus vieses.

Há pessoas bem-criadas que são na verdade são malcriadas, como ocorre também ao contrário.

Outra coisa que precisa ser dita: ninguém é apenas anjo ou só satanás. Temos um pouco de cada coisa, ter o segredo de administrar o equilíbrio entre as duas forças na interioridade é uma grande sabedoria.

Há gente que não abençoa o progresso de ninguém, apenas tem olho gordo, pratica a inveja e se puder, destrói o crescimento do outro.

Não me acho um santo porque sou petista, nem considero assim o Lula. Também não odeio quem discorda de mim. Apenas estamos em campo diferente, depende muito de que lado está as traves da meta. Na hora de nossa definição, de escolher o time, valeram muito nossos desejos.

Nós, como classe média, somos arrogantes, valorizamos sobremaneira nossos valores e saberes. Temos um medo danado que os bárbaros invadam nosso domínio, que podem ser os imigrantes muçulmanos lá no velho continente ou os afro-descendentes aqui no Brasil.

O Lula encarna o pobre que foi mais inteligente do que os doutores, levou consigo a sua laia que se tornou a classe C emergente. O PT é classificado como partido de mulatos. É a senzala querendo ser gente, fazer política também.

Essa gentinha não pode frequentar o mesmo ambiente de nosso convívio, ombro a ombro, apenas como empregados (escravos). O Lula e o PT vieram levantar a autoestima dessa gente.

A solidariedade e as orações, as igrejas que dizem sermos filhos do mesmo Pai, portanto irmãos, reduzem-se a uma convivência apressada nos templos. Esse negócio de “viver e deixar o outro também viver” é conversa para boi dormir. Se pedir a morte de Lula é demais, pelo menos cadeia para esse intrometido, exibido.

Ainda bem que aprendi com o cristianismo que todos somos irmãos, e levo o ensinamento a sério, e que democracia não é só para minha turma, mas para todos, inclusive para meus adversários, porém ainda erro muito.    


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

Nelci Coelho disse...

Concordo com você plenamente e me considero na mesma situação, mas Deus sempre nos dá chance de consertar nossos erros...Adoro o Lula!!!