AGENDA CULTURAL

9.4.16

A cidade é dos pedestres, mas...

Postado em 9/04/2016 às 10h53min

Secretaria de Mobilidade proíbe acesso de veículos pesados ao calçadão

Alca aprova a iniciativa e agentes de trânsito estão orientando os motoristas
DA REDAÇÃO, ANTÔNIO CRISPIM - ARAÇATUBA - Jornal O LIBERAL
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Antônio Crispim
As entradas do calçadão já estão devidamente sinalizadas e os agentes orientam motoristas
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Araçatuba proibiu o acesso de veículos pesados no Calçadão da Marechal Deodoro e Princesa Isabel. O local está devidamente sinalizado e os agentes de trânsito estão orientando os motoristas. "O único veículo pesado com a cesso permitido é o carro forte, porque há uma legislação específica", explicou o secretário de Mobilidade, Wilson Carlos Braz.

O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba (Alca), César Braga, aprovou a iniciativa e disse que há muito tempo há reclamações quanto ao trânsito de veículos pesados no calçadão. "Esse tipo de pavimento não suporta o peso dos caminhões de carga e descarga", por isso defendemos a iniciativa", disse César Braga.
POSTADO EM 8/04/2016
Acidente na Rondon envolvendo 16 veículos deixa 5 pessoas feridas

Autoridades consideram um dos piores acidentes de trânsito da história de Araçatuba
DA REDAÇÃO, MÁRCIO ZENI - ARAÇATUBA - jornal O LIBERAL
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Márcio Zeni
Devido ao choque, um dos veículos foi erguido e ficou na posição vertical, pendurado no caminhão
Um dos piores acidentes de trânsito da história de Araçatuba em quantidade de veículos envolvidos - 16 no total, segundo números oficiais - deixou ontem um rastro de mais ou menos quatrocentos metros de destruição pela pista do sentido interior-capital da SP-300 (rodovia Marechal Rondon). Apesar da gravidade e das condições em que alguns veículos ficaram (praticamente reduzidos a sucata), o acidente deixou cinco pessoas feridas, duas em situação considerada grave e outras três leves.

O acidente aconteceu no trecho urbano da rodovia, próximo ao pontilhão da ferrovia, por volta de 17h10, quando a estrada já apresentava um fluxo mais intenso por conta dos motoristas que retornavam do trabalho para casa. Segundo a Polícia Militar Rodoviária de Araçatuba, tudo começou quando um GM Vectra, transportado em uma carretinha por uma picape Volkswagem Saveiro, se soltou da estrutura e ficou no meio da pista, no sentido Araçatuba a Birigui.
Nossos cavalos de aços, carruagens e carroças de ferro estão nos matando, cada vez estamos entregando nossas vidas às máquinas.
Não estamos pregando o retrocesso, mas chamando a atenção para a desumanização de nossas cidades.
As duas notícias apresentadas acima mostram isso. Na primeira, as pessoas conseguiram se salvar, não houve mortes, mas um carro sendo transportado caiu na cabeça de nós todos. Na segunda, todos entenderam que o Calçadão é um espaço do pedestre, mas isso demorou de 30 anos de existência dele.
Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad está humanizando o trânsito da capital paulista a duras penas, porque autoridades com pensamentos conservadores, pessoas intolerantes fizeram forte oposição, mas ele está conseguindo demonstrar que a humanização da cidade é obra de todos, porque a cidade não pode ser de alguns. 
Precisamos começar e recomeçar sempre a conscientização de que o espaço público é nosso, não é só deles.

Nenhum comentário: