AGENDA CULTURAL

16.5.16

Bar do Colli - Araçatuba


Hélio Consolaro, Pré-candidato a prefeito de Araçatuba-SP**

Abrem-se e fecham-se botecos todos os dias, principalmente em Araçatuba. Salvando as devidas proporções, com certeza, Belo Horizonte tem menos botecos. Eles são como músicas, algumas fazem sucesso efêmero e outras permanecem para sempre.

Aliás, os botecos em Araçatuba estão incomodando a vizinhança, porque, não mais que de repente, a casa do lado foi alugada para ser um boteco. Não se trata apenas de mesas e cadeiras nas calçadas, da falta de isolamento acústico; se o boteco faz sucesso, muitos carros barulhentos e estacionados. O local vira uma algazarra. Se houver algum morador mais chato, que faz valer a sua cidadania, está instalada uma grande contenda.
Alpendre do Bar do Colli
A rua Cussy de Almeida, por exemplo, que era residencial, foi se transformando em comercial e agora tem vida noturna intensa. Quem ainda morar em certos setores da rua vai ser forçado a procurar algum condomínio, horizontal ou vertical, para encontrar sossego, e olha lá! Porque essa interdependências da cidade recorre àquele pensamento: a minha liberdade termina onde começa a do outro.
Luís Fernando Colli, o Cuca (bem alto), cuidando de um dos antigos clientes de balcão
O próximo prefeito a ser eleito em outubro vai ter um grande desafio: elaborar um novo plano diretor de  Araçatuba, delimitar em quais lugares da cidade podem se instalar determinados estabelecimentos comerciais. Não se trata de tomar atitudes pirotécnicas e autoritárias, mas discutir a cidade como um todo. Não é uma questão só de fiscalização e policiamento.

Nesse contexto todo, surge um "ponto novo", que é bem velho, onde a moçada gosta de se reunir: Bar do Colli. Ele começou em 1965 com o Seu Cassemiro Colli, como "Bar e Mercearia do Colli", com a família morando ao lado. Depois passou para Bar do Colli, administrado pelo filho Luís Fernando Colli. A família mudou-se. Um bar no modelo antigo que resistia à renovação. A sua clientela eram os adultos, com queda para os idosos. Foi sede da queima do alho da mãe, Cláudia Colli.
Leandro, o novo comandante, controlando tudo no caixa: precisa tirar ficha para tudo, assim evita-se o calote
Não ia bem das pernas. Até que o neto do Seu Cassemiro, Leandro Colli, filho do Luís Fernando, assumiu o comando e repaginou a clientela do bar sem mudar fisicamente nada, continua o mesmo.

- Pai, estamos no coração do fervo da Cussy de Almeida, vamos mudar o rumo das coisas?!

E assim foi feito. Os jogadores de truco e dama continuam lá meio acuados, pressionados pela juventude.
O casal visitante: Hélio Consolaro, Consa, e a esposa, Helena
Na sexta-feira, a Helena e eu fomos até lá testemunhar a transformação. O Bar do Colli foi tomado pelos jovens, com atrações musicais ao vivo, com a moçada toda de pé, invadindo até a rua. Ninguém planejou isso, foi surgindo e se configurando.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP 2009-2016.


     

Nenhum comentário: