AGENDA CULTURAL

29.5.16

Criar a cidade do trânsito em Araçatuba


Hélio Consolaro - pré-candidato a prefeito de Araçatuba*

As aulas práticas das autoescolas são dadas nas ruas. Há municípios que criaram a Cidade do Trânsito como forma de aliviar as artérias da urbe, como já fez São José do Rio Preto.

Em Araçatuba, as aulas práticas sobre manobras têm sua sede em locais mais amplos, como praça Hugo Lippe (antiga praça Olímpica), praça João 23 (defronte à Igreja do Paraíso) e as motos no Jardim Icaraí (final da rua Chile).

Já os exames são realizados no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, enquanto os exames com motos são feitos no pátio da Sperta Motos, na rua Marcílio Dias.

Em Araçatuba, os aprendizes já fazem as aulas de percurso nas ruas, desde os primeiros momentos da aprendizagem, quando o ideal seria ter um espaço reservado para isso. Apenas as aulas finais de percurso seriam dadas nas ruas da própria cidade.   

A proposta é ter um local construído pelos centros de formação de condutores Araçatuba, para abrigar as provas e as aulas de automóveis e motocicletas. A criação de uma entidade que congregue as autoescolas, possibilitando a ajuda da Prefeitura no encaminhamento de sua construção, como concessão de uma área por exemplo.  

Assim, cada município tenta encontrar um caminho para resolver esse problema. A solução encontrada por São José de Rio Preto é bastante viável: criou-se uma associação das autoescolas, a Prefeitura doou uma área à entidade criada para que construísse a “Cidade do Trânsito”, um grande espaço para que as primeiras instruções práticas sejam dadas sem que os aprendizes usem as ruas da cidade real. 

Em Araçatuba, isso se faz necessário.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e professor.


Nenhum comentário: