AGENDA CULTURAL

2.5.16

Hospital da Mulher em Araçatuba continua funcionando

29.04.16 - O prefeito em exercício de Araçatuba, Carlos Hernandes, anunciou na manhã desta sexta-feira (29) que o Hospital Municipal da Mulher continuará funcionando por tempo indeterminado, com todos os serviços, que incluem partos (normal e cesariana) e cirurgias eletivas. No período da tarde, ele entregou ofício com proposta de funcionalidade ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que cumpriu agenda na cidade de Lourdes. Os vereadores Gilberto Batata, Jaime José da Silva e o chefe de gabinete Valdivino Bittencourt Dias acompanharam o prefeito.

A afirmação sobre a manutenção dos serviços foi feita durante entrevista coletiva concedida no auditório do Paço Municipal. Segundo ele, a Administração optou por seguir com o funcionamento integral do hospital, que continuará sendo mantido com recursos do município. A questão, agora, é captar recursos junto aos governos Federal e Estadual para ajudar no custeio.

“O hospital continuará funcionando e atendendo a quem precisa. As gestantes não precisam ficar preocupadas; elas terão todo o suporte necessário”, esclareceu Hernandes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Julioti, o Ministério da Saúde envia, em média, R$ 98 mil por mês, via SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que o custo mensal é superior a R$ 1 milhão. A diferença é paga pela Prefeitura.

“O Hospital da Mulher atende mensalmente, em média, 100 gestantes e quase 1,6 mil pessoas no ambulatório. Dispõe ainda de 21 médicos contratados e 87 funcionários efetivos do município”, finalizou o secretário. Além do prefeito e do secretário, a entrevista coletiva reuniu o chefe de gabinete, Valdivino Bittencourt Dias; o procurador-geral do Município, Daniel Barile; a secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda; o vereador Gilberto Batata e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Ferrari.

OFÍCIO

O documento entregue por Carlos Hernandes ao governador Geraldo Alckmin é ‘Proposta de Funcionalidade para Gestão Completa do Hospital Municipal da Mulher de Araçatuba Dr. João Luís de Jesus Rosseto’, elaborada pela Associação das Senhoras Cristãs (Hospital Benedita Fernandes). Ela contém “planilha de custos com pessoal e insumos suficientes para a gestão integral do Hospital, buscando atender às necessidades da população”.

O prefeito solicitou o apoio do governador para “providências administrativas cabíveis, visando o acolhimento da presente proposta, que representa opção viável para manter o atendimento do Hospital Municipal da Mulher”.

Nenhum comentário: