AGENDA CULTURAL

14.9.16

Consolaro vai implantar a reciclagem de entulho em Araçatuba

Hélio Consolaro é candidato a prefeito de Araçatuba, eleição de 2016*

Num planeta onde é cada vez maior a preocupação com o meio ambiente, as atitudes sustentáveis tornam-se imprescindíveis para todos os setores da economia.

No Brasil, desde 2010 está em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), definindo papeis de cada setor, na preservação do meio-ambiente.

Na construção civil, os resíduos são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras.

A problemática dos resíduos da construção civil tem três responsáveis por seu gerenciamento: geradores (construtoras), transportadores e gestores municipais quanto ao gerenciamento destes resíduos.

Reconhecendo a necessidade de reduzir a geração destes resíduos e de lhes dar destinação final ambientalmente adequada, como prefeito de Araçatuba irei chamar os outros dois envolvidos para se tomar a iniciativa para que o problema seja resolvido de forma harmoniosa e sinergética.

No setor de transportadores, há de se conversar com carroceiros, caçambeiros e outros tipos de freteiros, que trabalhem em consonância com a empresa (usina) que irá reciclar os entulhos de Araçatuba. A Prefeitura será a grande articuladora para que a cidade se livre dos entulhos de forma racional e ambiental.

Também será necessário conversar com as construtoras para que seus canteiros de obras sejam organizados para evitar o desperdício e que os entulhos não fiquem esparramados neles, ou melhor, sejam levados à usina. Essas medidas só irão beneficiá-las na economia de recursos.

A usina de reciclagem de entulhos gera a fabricação de tubos para galerias, blocos, guias e sarjetas, sarjetões, areia, pedriscos, etc. A cidade se livra do entulho que muitas vezes ocupam espaço nos aterros sanitários e ele retorna como artefatos para a própria sociedade. Ver vídeo da usina de Rio Preto. Essa usina deve ser particular com acompanhamento bem próxima da Prefeitura.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de 2009-2016.


Nenhum comentário: