AGENDA CULTURAL

25.10.16

Revirando, desapego

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Autora: Glória Hurtado.

Hélio Consolaro*

Há gente que leva a sua vida numa linha reta, eu procuro organizar a minha em fases. Embora seja uma vida paga a prestação, deixo a vida me levar, meu barco tem motor e leme. Há momentos em que se desliga tudo, dorme-se e deixa a embarcação ao sabor do balanço das águas.

Já doei mais da metade de meus livros para a biblioteca municipal Rubens do Amaral, mas sou daqueles que grifa as partes interessantes dos livros (apostilar) que se transformam em minhas paixões. Esses são instransferíveis.

Há muito, vejo aqui em casa a despensa lotada de coisas.Eu ainda ainda cultivo minha caixa de ferramenta, hábito do velho pai carpinteiro, caixa de apetrechos para engraxar sapatos. Quanto mais espaço, mais bagunça. Não sirvo para morar encaixotado em apartamentos.

Além disso, há aquelas tranqueiras que nunca preciso delas, mas a gente não desapega. E quando precisa, não acha, tê-las para quê? Outro dia, o caminhão da coleta de lixo reciclado saiu daqui de casa arriado. Às vezes, não serve para mim, mas está fazendo uma falta danada para outrem. Só o poeta Manoel de Barros conseguia encontrar valor nas coisas imprestáveis.   
Chapinha que era posta na
ponta do sapato para
não economizar sola.
Achei na minha despensa

Nessa escaramuça, achei uma caixinha bem enfeitada, cheia de mensagens de amor, lacinhos, poesias, cartões desenhados. Comunicação em tempos passados, sem internet. A caixa era um buquê no lixão.


Eram restos de um grande amor de meu filho, na separação do namoro, a namorada lhe entregou tudo, não quis ficar com nada. Nem me atrevi a ler as profundezas da intimidade.
Achei na minha despensa essa trava, usada no Corcel II
Nem ele mora mais aqui em casa, os dois moraram em Campo Grande, MS, em tempos de faculdade. Cada um se casou com outra pessoa. Estavam os restos mortais de uma paixão. Pensei, pensei, meus olhos marejaram, transformei a caixa em lixo e ela foi para reciclagem. Se um deles fosse ler aquilo, com certeza, ia produzir uma grande saudade. Matei a possibilidade no ninho como se fosse uma megera.   

Revirar as nossas coisas, remexer em tudo, nos esvazia à medida que nos libertamos de tantas lembranças. Toda tranqueira tem uma história, materializa um tempo ido, mas que não nos interessa mais. Desapegar-se de coisas velhas é olhar para o futuro.


-->
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: