AGENDA CULTURAL

21.11.16

Almeirão com sal em Birigui







Hélio Consolaro*

O novo prefeito de Birigui se chama Cristiano Salmeirão (PTB). Foi apoiado pelo deputado Roque Barbiere (PTB), teve 28.507 votos, que correspondem a 49,88% dos votos. Geni Borini, esposa do ex-prefeito Wilson Borini, obteve 22.462 votos (39,30%). O vereador Paulo Bearari (PT) somou 3.470 (6,07%) votos e Gilmar Trecco Cavaca (PSDB), 2.711 (4,74%). Votos brancos e nulos superaram os 14,4%. 16.037 pessoas deixaram de votar (19,56%). Dados da Folha da Região.

Os dois caciques políticos de Birigui, Roquinho e Borini, se enfrentaram indiretamente. Não pegaram na esgrima, mas usaram seus entrepostos. Essas manobras existem na humanidade desde os tempos da caverna. Se você acha, caro leitor, que mudamos muito, está equivocado, continuamos os mesmos. 
Paulo Bearari e Gilmar Trecco Cavaca
Mas também dizem os antigos que há galhos de árvores ruins que produzem bons frutos. Todos sabem que o deputado estadual Roquinho apoiou Salmeirão que dizem ser um santinho. Mas o atual prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, também é uma doce pessoa e não se deu bem na política.

Cristiano vai fazer em seu governo uma salada de almeirão, amarga, mas gosto muito dessa verdura. Convidou seus concorrentes menores para sua equipe, PT e PSDB. Geni Borini, bem certo que não participará. Depois de tanta confusão na política de Birigui, a paz se avizinha. 

As pessoas que acreditam em que um dia lobo e cordeiro andarão de mãos dadas como amiguinhos, certamente, estão felizes. Afinal, o nome Cristiano tem origem no "grego e significa cristão, o que indica ser uma pessoa positiva, organizada, com grande capacidade de liderança devido a sua alta consciência de valor próprio, além de ser uma pessoa otimista".

Este croniqueiro também abomina Maquiavel e torce por Cristiano em Birigui, mas com ceticismo. Quem sabe ele consiga provar que o ser humano seja um projeto divino que tenha dado certo. E a política, como quer o papa Francisco, seja um meio de fazer caridade no atacado.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. 

Nenhum comentário: