AGENDA CULTURAL

17.11.16

Semana Move Brasil - Sesc Birigui

QUARTA EDIÇÃO DA SEMANA MOVE BRASIL
REÚNE MAIS DE 4 MIL ATIVIDADES ESPORTIVAS GRATUITAS,
EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, ENTRE OS DIAS 19 E 27 DE NOVEMBRO
A Semana MOVE, principal ação da Campanha Move Brasil, passa a integrar o calendário esportivo nacional como evento anual regular a partir de 2017 e, já nesta edição, ganha a adesão oficial de mais oito países da América Latina

A Campanha Move Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por consequência, reduzir o sedentarismo – a mais recente pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos estão nessa condição –, chega à sua reta final com a realização do principal evento em âmbito nacional: a Semana MOVE.

Entre os dias 19 e 27 de novembro, o Sesc e as demais instituições e parceiros Movedores colocarão à disposição da população mais de 4 mil atividades físico-esportivas gratuitas, abrangendo todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em espaços públicos e unidades do Sesc. A programação prevê aulas abertas, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional.

A boa notícia é que mesmo com o encerramento da Campanha, a Semana MOVE será mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional. Desta maneira, os movedores se comprometem a continuar trabalhando para evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam, incluindo-as em seu cotidiano.

MUÉVELA - Outra novidade importante é que, a partir desta edição, a Semana MOVE cruzará as fronteiras e passará a ser também um projeto latino-americano, com ações realizadas simultaneamente na Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela que, traduzida para o espanhol, será a Semana MUÉVELA (MOVE América Latina). A iniciativa caminha junto ao conceito europeu de semana anual de promoção de Esporte e Atividade Física, que tem apresentado resultados de sucesso, crescimento e impacto positivo na sociedade europeia, promovida pela ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura). A Semana MUÉVELA contará com a participação de organizações e atuais membros da ISCA, assim como entidades latino-americanas, organizações locais, ministérios e governos nacionais.

“Chegamos ao momento em que se encerra um ciclo importante para o Move Brasil. A Semana MOVE, sua principal ação, conquista a maturidade necessária para se expandir para outros países Latino-Americanos, fortalecendo e ampliando a rede que contribui para a sensibilização de pessoas em prol da descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. A partir de 2017, será realizada em formato de evento integrado entre a Europa e a América Latina em edições anuais, com o intuito de reverter os quadros de sedentarismo mundial.” declara Maria Luiza Souza Dias - Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – Ao longo da programação, o público da capital e da Grande São Paulo terá à disposição uma série de atividades, em sua grande maioria gratuitas, nas unidades do Sesc e em espaços públicos distribuídos por diversas regiões. Além disso, serão montadas especialmente para o evento as Arenas MOVE, com atividades gratuitas para todas as idades.  

A Semana MOVE contará ainda com a participação de importantes nomes do esporte nacional, que darão detalhes de suas trajetórias, além de fazer demonstrações e vivências. Entre os nomes confirmados estão Nalbert (vôlei), Sandro Dias (skate), Janeth Arcain (basquete), Fabiana Murer (salto com vara), Flávio Canto (judô), Vicente Lenílson (atletismo), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Diogo Silva (taekwondo), Flávio Saretta (tênis), Poliana Okimoto (maratona aquática), entre muitos outros.

Já entre as atividades em espaços públicos, destaque para as instalações de Tênis de Mesa, montadas na Estação Barra-Funda da CPTM; o Festival de Futebol de Rua (com três jogadores), na Praça Charles Müller e no Vão do MASP; a Arena de Paintball com Bola, na Praça Roosevelt; a Quadra de Sinucabol na Estação São Bento do Metrô; a Corrida Pôr-do-Sol, com distância de 7 km, em Santo André, além de vários passeios ciclísticos, dentre eles a 4ª Pedalada Noturna MOVE Brasil e a Pedala Junto MOVE Brasil, em bike com sete "vagões", em que todos pedalam juntos.

MOVE BRASIL - É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte e a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha tem Movedores, nome dado a instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante a campanha, os Movedores realizaram ações conjuntas relacionadas ao esporte e às atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

PROGRAMAÇÃO SEMANA MOVE 2016
REGIÃO DE BIRIGUI  

BIRIGUI
Torneio Aberto  de Biribol
Competição para duplas masculinas e femininas nas categorias:
Masculino - Iniciantes (soma das idades dos participantes tem que ser maior de 40 anos e menor de 60); Intermediárias (soma das idades dos participantes tem que ser maior de 60 anos e menor de 90); Master (soma das idades dos participantes tem que ser maior de 90 anos e menor que 120 anos);
Veteranas (soma das idades dos participantes tem que ser maior de 120 anos).
Feminino - Livre (acima de 16 anos). 16 anos.
Dia 20. Domingo, a partir das 9h. Sesc Birigui.

Orientação  sobre o aplicativo  MOVE.ME
Voltada à profissionais de educação física que atuam em academias, escolas de ensino médio e outras instituições esportivas da região, sobre o uso do aplicativo esportivo MOVE.ME.  Necessário ao participante possuir smartphone com sistema operacional Android. Não há necessidade de inscrição prévia. Livre.
Dia 21. Segunda,  das 9h às 12h. Pista Municipal de Atletismo  de Birigui.

Gestos Esportivos
Aula aberta desenvolvida pela equipe de instrutores do Sesc Birigui com o objetivo de aproximar os participantes da execução de diferentes gestos esportivos através de brincadeiras e exercícios diferenciados. 12 anos.
De 22 a 29/11. Quartas e sextas. Sesc Birigui: 9h, 15h e 18h30.


ARAÇATUBA
Gestos Esportivos
Aula aberta desenvolvida pela equipe de instrutores do Sesc Birigui com o objetivo de aproximar os participantes da execução de diferentes gestos esportivos através de brincadeiras e exercícios diferenciados. 12 anos.
De 22 a 29/11. Quartas e sextas. Polo Avançado do Sesc em Araçatuba: 9h, 15h e 19h.

ANDRADINA
Torneio Move Brasil de Basquete 3X3
Competição entre equipes (femininas ou masculinas) formadas por quatro integrantes, sendo três em quadra e um reserva, que disputam partidas de no máximo 10 minutos ou até que a primeira equipe consiga vinte e um pontos. A atividade tem como objetivo difundir a modalidade na região de Andradina/SP. 16 anos.
Dia 19/11. Sábado, das 14h às 18. Ginásio Municipal de Esportes de Andradina.

UBARANA
Festival de Vôlei de Areia
Competição amistosa da modalidade para duplas femininas e masculinas com o objetivo de sensibilizar sobre a prática esportiva e integrar as equipes em uma atividade às margens do
Rio Tietê. 16 anos.
Dia 27. domingo, das 8h às 17h. Praia Municipal de Ubarana.


DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
SESC BIRIGUI
Com Marinho Rodrigues
18 3642-7040

Nenhum comentário: