AGENDA CULTURAL

20.12.16

Academia de Kung Fu de Araçatuba compete na China


Não existe atividade humana menor ou maior, todas elas possuem sua história, seus mestres, as figuras mais importantes e profundidade. Basta o participante se interessar.


Cristiano é o da esquerda
Assim, Araçatuba possui uma academia de Kung Fu, na Rua Brasil 253 - atualmente com o nome de Associação Garra de Tigre, mas já foi Luo Han Araçatuba. Aquelas divisões existentes também na capoeira no Brasil.


Como diz a enciclopédia, "uma arte marcial milenar, sua história está ligada diretamente a história da China. Nos dias de hoje ela pode ser considerada uma arte marcial direcionada para o bem estar físico, para a saúde mental, para a correção e manutenção do sistema motor, para a melhoria do sistema respiratório dentre muitos outros benefícios".
Brasileiros no evento - Cristiano da Silva, de pé, último à direita
O mestre da Associação Garra do Tigre é Cristiano Ricardo da Silva, nome bem brasileiro, que faz viagens para a China e participa de competições por lá, ficando no mesmo nível com mestres mundiais. Orgulho dele é muito grande, tão enorme, quanto a visita de jogador de futebol chinês ao Brasil. Neste ano, ele ficou lá de 13 a 28 de novembro, acompanhados de Shifu Richard Leutz e Ghiedree Fernanda. As despesas foram arcadas também com contribuições de amigos, como Hotel Pequim, e de autoridades.


Tomando um chá na casa do Grão mestre Lam Chun Sing: da direita para esquerda, logo depois do grão mestre: Ghiedree Fernanda, mestre Richard Leutz  e Cristiano da Silva
Conheci o Cristiano da Silva quando fui secretário municipal de Cultura. Ele estava sempre disponível para dar espetáculos em escolas e em praças públicas. Sua associação (academia), possui um número significativo de alunos.

Em Foshan, China, cidade do grande e reconhecido mestre Wong Fei Hung, Cristiano visitou a casa dele e de outros mestres como mestre IP Man... Estes nomes já foram interpretados até pelos atores Jet Li,  Jack Chanel, Doni Weng e outros grandes nomes do cinema internacional. O evento foi realizado dentro da cidade cinematográfica de Foshan e ficamos no International Arts Hotel onde ficam os famosos.                      
Cristiano da Silva competiu na categoria adulto, sendo o mais velho dos competidores, único com 40 anos de idade, o seguinte mais velho tinha 24 anos. "Peguei terceiro lugar depois de dois chineses na frente... Foi uma briga acirrada porém consegui me classificar para 2018", declarou o participante de Araçatuba.
 
Cristiano da Silva no Palácio de Verão, China                    

Cristiano visitou inúmeros locais famosos na China entre eles o Palácio de Verão, estátua de Bruce Lee e Museus de Wong Fei Hung e de IP Man. 
Shifu Richard Leutz e Cristiano da Silva na casa de Wong Fei Hung
junto à estátua de bronze dele
Entrevistou o Grande mestre Lam Chun Chun, muito famoso bisneto de Wong Fei Hung. Visitou a casa do mestre Lam Chun Sin que foi tombada como patrimônio histórico e hoje ele ministra aulas pelo governo chinês lá dentro e mora nela com sua esposa e filha.
Família Silva dirigindo a Associação
Garra do Tigre - Kung Fu 
                   
Cristiano da Silva visitou Hong Kong, Beijing, Foshan. Pela conexão aérea, passou por Frankfurt, Lisboa e Madri.          
        

-->

2 comentários:

Anônimo disse...

Se tem alguém que conheço e respeito é o mestre Luciano. È meio assim que da família. Tharso.

Cristiano Silva disse...

Nossa mestre! Obrigado meu amigo... confesso que não sabia dessa postagem... estou lisonjeado com as palavras... que emoção... que Deus lhe abençoe ricamente 🙏