AGENDA CULTURAL

10.3.17

Mesa Redonda: velhos birrentos

Flávio Prado, Wanderlei Nogueira, Michelle Giannella, Oscar Roberto Godói. Não estão na foto: Celso Cardoso, Alberto Helena Jr. e Anita Paschkes

A TV Record, entre 1973 a 1996, ao meio dia, durante 23 anos apresentou o jornal "Record em Notícias". Um jornal que não tinha muitas imagens, era composto mais de opiniões de sua banca. Era chamado ironicamente de "Jornal da Tosse". Como seus componentes eram jornalistas idosos (sem maquiagem), sempre se ouvia o som de uma tosse.  

A coordenação era de Hélio Ansaldo e seus componentes sempre se candidatavam a vereador e a deputado. Um dos remanescentes é o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB). Como o Chico Lang, do Mesa Redonda da TV Gazeta, que já foi candidato a vereador.

Esse formato apareceu antes do "Record em Notícias", em 1970, quando a TV Gazeta criou o Mesa Redonda Esportiva, que assisto aos domingos à noite, 21h, com certo saudosismo do Jornal da Tosse. 

Esse formato de programa também é  feito pelas grandes redes nos programas esportivos e políticos com convidados ilustres. "Mesa Redonda" lembra mais o "Jornal da Tosse" porque há uma predominância de jornalistas idosos, que disfarçam suas idades na maquiagem. 
Antigo design do móvel mesa redonda
Nesses programas, o erro aparece a todo momento, como também afloram as emoções, opiniões incoerentes, espontaneidade é a marca deles.  No "Mesa Redonda", são todos avôs, mas têm o cuidado de não tossir durante o programa. Eu digo que são, como eu, velhos birrentos, caturras, apegados aos antigos valores. 

Comentaristas do "Mesa Redonda", sob a coordenação de Flávio Prado (o xenófilo): Oscar Roberto Godói (o escandaloso), Wanderley Nogueira (o ponderado), Chico Lang (corintiano desavergonhado), Alberto Helena Júnior (o intelectual) e o jovem Celso Cardoso (o jovem, às vezes, leva cascudos dos velhos)

Como costuma fazer os programas esportivos, a partir do surgimento da Renata Fan na TV Bandeirante, há sempre uma mulher jovem e bonita como âncora. No Mesa Redonda, as simpáticas Anita Paschkes e Michelle Giannella se revezam nesse papel. 

Mesa Quadrada
Há também um quadro que é "O Mesa Quadrada", um quadro feito por jovens, muito interessante, para abaixar a média de idade do programa, que mexe com os velhotes, não escapa ninguém.

No ar, no programa diário e filial do Mesa Redonda, Gazeta Esportiva, apresentado às 18h, Alberto Helena Jr. explicou que os times empataram "por" 2 a 2, por exemplo, e não "os times empataram em 2 a 2", deu uma lição de regência verbal para a Michelle Gianella, relembrando Pasquale Cipro Neto. 

Mas em seguida, Alberto caiu numa frase ambígua: "O Barcelona não faz falta". Ele quis dizer que não comete faltas, porque o time Catalão faz falta, sim, ao futebol mundial. Ainda bem que a frase estava bem contextualizada, poucos perceberam o duplo sentido, a não ser este velho birrento.
Mesa Redonda - design atua
Terminando com as ironias, deixemos os idosos exporem suas experiências com todas as suas birras, os pajés merecem ser ouvidos por toda a sociedade.

*Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.  

Nenhum comentário: