AGENDA CULTURAL

2.3.17

Os pobres são mais solidários

O título da notícia é "Países pobres são os que mais dão refúgio a imigrantes, diz ONU". 


Reproduzi o texto da notícia abaixo. Ela me fez lembrar de que os pobres, pobres mesmo, de nossa sociedade repartem o que não têm, para eles não há rejeição e nem tempo ruim, porque conhecem na carne o valor da solidariedade. Onde come um, comem dois, entendem a linguagem bíblica da multiplicação dos pães.




Um país como os Estados Unidos, por exemplo, não podem rejeitar estrangeiros porque ele foi construído sobre a diversidade cultural, como acontece também no Brasil, mas EEUU é uma nação rica, não passa pelo fundo da agulha.



Se os norte-americanos não querem que a pobreza do mundo invada sua pátria, que seu governo e suas empresas não construam a miséria noutros países. Construa a paz sem usar a guerra. 



Lógico que há pobre com cabeça de rico, mora num condomínio de predinho e se acha o maioral.  Cabeça feita pela teologia da prosperidade, ficar rico a todo custo.



Refugiados haitianos no Brasil com carteira de trabalho


Um estudo feito pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) diz que o maior número de pessoas que fogem de conflitos e guerras acaba conseguindo abrigo, não nas nações desenvolvidas, mas em países mais pobres. 

O documento, divulgado ontem (28), mostra que a maioria das 3,2 milhões de pessoas forçadas a fugir de suas casas no ano passado encontrou refúgio em nações de baixa e média rendas. As informações são da ONU News.

"Os países que mais recebem pessoas deslocadas são os mais pobres", frisou o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi. Segundo Grandi, atualmente o mundo "enfrenta não só uma crise de números, mas de cooperação e solidariedade".

O alto comissário explicou que mais da metade dos novos refugiados no mundo no primeiro semestre de 2016 vieram do conflito na Síria. A maioria ficou pela região do Oriente Médio mesmo, dividida entre Turquia, Jordânia, Líbano e Egito. Segundo o relatório do Acnur, outros refugiados fugiram de conflitos no Iraque, Burundi, Sudão do Sul, na República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Eritreia e Somália.

O Líbano e a Jordânia são os países que abrigam a maior quantidade de refugiados, em comparação ao tamanho de suas populações, explicou a agência da ONU. Já em termos econômicos, os países que sofrem o maior peso dos imigrantes são o Chade e o Sudão do Sul.

Nenhum comentário: