AGENDA CULTURAL

19.7.17

Inverno de uma blusa só

Tempo do "cobertor de orelha" e do banho semanal, quando os perfumes possuem uma grande utilidade. 
Hélio Consolaro*

Escrevo este texto todo encapuzado, nem fiz a barba, com dificuldade de digitar porque Araçatuba é uma cidade muito quente, mas quando faz frio, ele parece dobrado diante do costumeiro calor. 

Nasci nesta terra, mas o meu clima é o frio, porque tenho a pele oleosa; além disso no inverno, a exemplo dos europeus, leio mais. Em vez de cerveja, vinho. Mais comida. Tempo de roupas mais justas.

Os homens araçatubenses possuem apenas uma blusa, porque sabem que por aqui o inverno é curto, mas houve um ano em que ele durou dois meses, quase todos compraram o segundo agasalho, pois precisavam lavar o primeiro. A campanha do agasalho foi mais longa.

Fui abastecer meu pangaré nestes dias de gelo. E o frentista logo perguntou, naquele papo fático:

 - Muito frio, professor?

- Muito, cara! E você está conseguindo achar o bilau para fazer xixi?

Ele deu uma gargalhada e respondeu:

- Está difícil, mas eu pego o alicate como auxiliar, aí não tem jeito. 

E completei:

- E você é novo! Imagine como sofrem os velhos...

Até inventaram o "banho sinuca": lavam-se o taco, as bolas e o buraco. Estou falando do mundo masculino, porque no feminino a situação é mais complicada. Voltamos ao tempos de nossos avós:

- Véio, você vai me usar hoje?

- Não, muito frio.

- Então, só vou lavar "os pé"...

Tempo do "cobertor de orelha" e do banho semanal, quando os perfumes possuem uma grande utilidade.  

Saindo desse papo desbocado, vamos conversar sério agora. Os dez dias da Expô de Araçatuba, para serem autênticos, teriam que ser de 14 a 23/7/2017, e não de 7 a 16/7/2017 como aconteceu, porque a tradição do evento é acontecer ao som do bater do queixo de tanto frio. Como não choveu, os organizadores faturaram com aquele calorzinho ameno.

Boa saúde hibernal, caro leitor! No frio é que as veias enrijecem, 30% a mais de infartos. O inverno não é tão saudável como parece. Para friorentos, época boa para viajar ao Nordeste brasileiro, lá só tem uma estação: o verão.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Nenhum comentário: