AGENDA CULTURAL

8.11.17

Ocupação artística Brisa de Carpas no Sesi de Araçatuba


CARPAS FLUTUANTES RETRATAM A DELICADEZA E A FORÇA ORIENTAL EM PAINÉIS NO SESI ARAÇATUBA
A ocupação artística Brisa de Carpas entra em cartaz no dia 13 de novembro, com visitação gratuita.

São Paulo, outubro de 2017 – O SESI Araçatuba recebe a instalação Brisa de Carpas que, por meio de bordados no tecido, representa importantes valores da cultura japonesa, como a prosperidade, a longevidade e a fertilidade. A obra da artista plástica Camila Mizutani faz parte do projeto Ocupação Artística do SESI-SP e poderá ser apreciada a partir do dia 13 de novembro
.
A instalação simula o nado das carpas com bordados delicados em painéis feitos de voil (uma mescla de vários tecidos finos). Brisa de Carpas ilustra sutilmente as simbologias orientais que rodeiam o peixe, como a força, a coragem e a determinação. Além disso, utiliza a maleabilidade e a transparência do tecido para representar o movimento rítmico da água e sua suavidade.

Como cortinas que balançam ao vento, as carpas dançam. Elas fazem da brisa que percorre o ambiente um espetáculo único, em que cada sopro é dono de um movimento singular. Os painéis, pendurados verticalmente pelo teto, representam as cascatas enfrentadas pelos peixes, uma vez que estes, quando precisam buscar o melhor local para sua desova, enfrentam até o nado contra a correnteza.

A artista

Artista plástica formada pela ECA-USP em 2010, Camila Mizutani desenvolve seu trabalho artístico em diferentes suportes (papel, parede, chão, tecido e livro), e em diversas técnicas (pintura em acrílica, aquarela, serigrafia, carimbo e arte digital). Selecionada para projeto “Ocupação Artística” no SESI de Franca em 2014, criou o “Jardim das Carpas” no chão do Teatro de Arena. Ministra oficinas de encadernação e criatividade para adultos e oficinas de livro e arte para crianças. Participa do coletivo Bulbo, junto com a artista Renata Ribak, onde explora a fusão de dois estilos artísticos bem distintos, resultando em composições instigantes e interessantes. Atua também como designer gráfica desenvolvendo sites, estampas, identidades visuais e ilustrações.


Sobre o Projeto Ocupação Artística no SESI-SP

Brisa de Carpas faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação. Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.  

Serviço

Local: SESI Araçatuba – Rua Dr. Álvaro Afonso do Nascimento, nº 300 – Jardim Presidente
AVCB: 237016
Alvará: 57142

·       Projeto Ocupação Artística no SESI-SP – Brisa de Carpas

Abertura da exposição: a partir de 13 de novembro
Local da exposição: Hall do SESI Araçatuba
Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Voltado a todos os públicos
Informações e agendamento para visitas educativas: (18) 3519-4200

-->
Entrada gratuita

Nenhum comentário: