AGENDA CULTURAL

26.1.18

Sesc traz a Birigui espetáculos de circo e teatro no domingo (28)

Peças "Janeiros" e "Terra Abaixo, Rio Acima" serão encenadas gratuitamente 

Dois espetáculos poderão ser assistidos gratuitamente pelo público de Birigui no domingo (28). A montagem teatral Terra Abaixo, Rio Acima, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto, será apresentada às 21h, na Praça Dr. Gama, e a atração circense Janeiros, da Cia. Carroça de Mamulengos, será encenada às 17h, no Teatro do Sesc Birigui. 

Em Terra Abaixo, Rio Acima, o progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado e os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. 

O espetáculo, também bastante focado na música, tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no noroeste paulista, como a lenda da Velha Barrageira, o exército da força divina e a revolta do “arranca capim”, entre outras. A construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira (SP), cujas obras foram concluídas em 1978, deu origem a muitas das histórias contadas no espetáculo. A dramaturgia é de Graziela Delalibera e Fagner Rodrigues e a direção, de Fagner Rodrigues. 

Já a peça Janeiros, com lirismos e brincadeiras, conta a história de um homem que plantou seu sustento por onde passou. Em suas andanças, ele encontrou a velha mais velha da terra, a mãe coragem que ousou domar o Boi Bravo do Tempo. Vai e vem Janeiro e os artistas andantes estão na beira de um caminho decidindo o que fazer da vida, buscando encontrar, entre caixas, memórias e sonhos, o presente que a velha plantou na terra. 

A direção é de Rodolfo Vaz, a direção musical, composição e arranjos, de Beto Lemos, e a dramaturgia é assinada por Raysner de Paula e Maria Gomide. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos antecipadamente (distribuição a partir das 16h do dia 28).

Nenhum comentário: