AGENDA CULTURAL

26.1.18

O jeito Neymar de ser


*Hélio Consolaro

Nem é preciso afirmar, caro leitor, você já descobriu, que cada um tem o seu jeito de ser. Como já cantaram em versos, a delícia de ser o que é. Eu mesmo amo os meus erros, porque é por eles que me diferencio dos outros.

É uma coisa louca, vou fazer uma comparação para que eu seja entendido. Imaginar que num formigueiro cada formiga tenha a sua personalidade, e só as formigas percebem isso. Ou numa multidão de um grande show, aquele mundo de cabeças, pensar que nela cada um tem a sua individualidade, e somente nós, humanos, temos a sensibilidade de descobrir as diferenças em nossa espécie.

Outro dia, em comentário de roda masculina, a conversa caiu em futebol, em Neymar. Já fui rasgando: "Tenho certeza de que Gabriel de Jesus, com o sucesso, não é nem vai ficar um mala como Neimar". 

Alguém da roda, com mais lucidez, disse que a linha de comportamento de Gabriel de Jesus é a mesma do Pelé, família simples. Gabriel perdeu o pai muito cedo: "Pra mim, minha mãe sempre foi meu pai e minha mãe", diz o atleta. 

O Gabriel tem mais o feminino, enquanto Neimar, formado pelo pai, tem mais o espírito masculino. Os dois atletas brasileiros são assim, excelentes,  cada um a seu jeito. Não é plausível querer que eles sejam iguais.   

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Nenhum comentário: