AGENDA CULTURAL

22.2.18

SESC BIRIGUI: Companhia dança Roberto Carlos no sábado

Apresentação acontece no sábado, dia 24, às 20h, no Teatro; diretor também ministrará oficina 

No espetáculo As canções que você dançou pra mim, os bailarinos da Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, dançam ao som de 72 músicas gravadas pelo cantor e compositor Roberto Carlos. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a montagem será apresentada no Teatro do Sesc Birigui no dia 24, sábado, às 20h, com entrada gratuita (ingressos distribuídos no local a partir das 19h).

Em cena, quatro casais são embalados por um grande "pot-pourri" com as canções do “Rei”. Músicas que marcaram épocas e que já se tornaram clássicos da MPB aparecem como mote principal para a produção da companhia.
A trilha sonora passa pelas décadas de 1960 a 1990, quando Roberto alcançou várias gerações com canções que falam de amor e relações com musicalidade e também bom humor. O projeto traz sucessos como “Detalhes”, “Outra vez”, “Desabafo”, “Cama e mesa”, “O calhambeque”, entre outros clássicos. Um dos pontos altos é o Duo do Beijo, em que um casal de bailarinos dança por quase três minutos com os lábios encostados.

O espetáculo foi eleito um dos 10 melhores de 2011 pelo jornal O Globo e em 2012 recebeu o mesmo título pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo uma das três melhores produções pela originalidade e simplicidade, na opinião do júri especialista. 

O diretor e coreógrafo da Cia., Alex Neoral, também ministrará uma oficina no dia 24, das 14h às 17h, nas Salas Múltiplo Uso 1 e 2 do Sesc Birigui, com o tema Ferramentas para muitas danças, voltada a pessoas com conhecimento no segmento (com a partir de 16 anos). A atividade tem como base os movimentos, métodos de composição, sensações e vivências que serviram como impulsos criativos para as obras da Focus Cia. de Dança.

História - A Focus Cia. de Dança completa 18 anos em 2018 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório cerca de 15 peças coreográficas. Em 2010 e 2011, a companhia se apresentou em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon.

O grupo se apresentou ainda em Nova York e Washington (EUA), Porto (Portugal), Torino (Itália), Stuttgart (Alemanha), Montreal (Canadá), entre outros locais. No Brasil, já levou espetáculos para quase 100 cidades. Em 2016, a Cia. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: