AGENDA CULTURAL

21.4.19

Araçatuba está bebendo água envenenada?

Vou direto à resposta da pergunta: estamos bebendo água envenenada, sim, como também todas as cidades agrícolas do Estado de São Paulo, que passam veneno na agricultura, inclusive por avião. E o povo de município que planta muita cana-de-açúcar bebe água com mais veneno. Esse veneno chega também à agua engarrada em nossa região.

As "meninas", técnicas da da SAMAR- Soluções Ambientais Araçatuba, foram ao meu Rotary (Cruzeiro do Sul) a convite do presidente Cláudio Sato para que explicassem como é tratada a água em Araçatuba. Isso foi muito bem feito numa palestra com exposição de eslides. Falaram bem de nossa água. 

Com a manchete da Folha da Região: "Estudo mostra que araçatubense se envenena a cada copo de água tomado", as meninas da SAMAR estão passando por mentirosas. Então, vou tentar explicar. 
Daiane Félix e Thalita Lacerda - ambas da SAMAR - em palestra no Rotary Clube Cruzeiro do Sul

A reportagem da Folha da Região que manchetou o fato, edição de 20 de abril de 2019, errou em fazer sensacionalismo num texto tão curto. Os inimigos da SAMAR aproveitaram para dizer que a empresa está pondo água envenenada nas torneiras, como se fosse um fato apenas local.

A Agência Pública, usada pela jornalista Nany Fadil, é comprometida com a defesa do meio ambiente.  Como a ministra da Agricultura Teresa Cristina do governo Bolsonaro liberou ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil, a agência está detalhando os fatos, mostrando as consequências. Nem o jornal Folha da Região e nem a Agência Pública estão mentindo.

A SAMAR não tem nada com isso, parece que ainda não temos tecnologia para retirar veneno da água. Ainda mais:  estamos na margem do tolerável. Os municípios do Estado de São Paulo são os mais contaminados.      

A notícia é cavernosa, mas ainda há tempo de fazer alguma coisa.   

Recebemos esta nota da Samar, em 22/04/2019.

                                                                          

2 comentários:

Gabriel disse...

Nao so os rios Tenho um Rancho no condômino são José macauba em volta dele tem plantio lá sempre estão passando veneno na cana do meu rancho sinto cheiro forte veneno inclusive minhas plantações frutíferas chega amarelar e algumas já morrerão por causa desse veneno é só passar a plantação munda folhagem as vezes chega até morrerem inclusive já venho notado isso alguns anos q vivo lá lá tem braco do Tietê macauba Tietê tbm nossas águas tbm q consumimos lá do rancho

Anônimo disse...

Só vi agora. Que pena. A resposta foi dada no domingo seguinte à reportagem por um especialista da maior empresa de águas do mundo. Não fui sensacionalista apenas desvendei um problema. E ponto final.