AGENDA CULTURAL

7.5.19

A essência: nascemos para pensar! - Alberto Consolaro

UnB - Brasília

A essência é algo que caracteriza unicamente um ser ou objeto. Essência é a mais básica, a mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo, que lhe confere uma identidade, um caráter distinto. A essência do ser humano é pensar! A pedra não percebe, o animal percebe e sente, o ser humano percebe, sente e além disso associa suas percepções e experiências, dando-lhe significado, um sentido geral, uma explicação. O humano pensa e essência de João é pensar! A partir daí todas as suas características decorrem desta essência como o sorrir, falar e chorar.

A filosofia é a filha da razão e a mãe de todas as demais ciências. Quando o ser humano se viu diante de um meio desconhecido e assustador procurou se apaziguar para se sentir mais adaptado, interpretando e explicando-o. Para isto o humano usa as palavras que podem substituir coisas e fatos, desta forma pensa-se de olhos fechados longe dos acontecimentos e de forma abstrata.

A ESSÊNCIA
Quando se refere à essência da universidade é muito comum se confundir com suas finalidades ou objetivos. Repetidamente se ouve que a universidade tem que cumprir o tripé “ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade”. É triste ouvir discursos de dirigentes universitários como diretores, pró-reitores e reitores nos quais afirmam que a universidade se baseia neste tripé. Triste porque denota uma ignorância sobre a essência da instituição “universidade”.

Eis o tripé! 
1. O ensino não é atividade privativa da universidade, ocorre nos colégios, escolas profissionalizantes, centros de estudo e outras organizações, sem com isso assumirem um caráter universitário. 2. A pesquisa também pode ser realizada em institutos e centros de pesquisa, nas indústrias e outras instituições com produção de alto nível e nem por isto são universidades. 3. O caráter assistencial de serviços de saúde, jurídico, espiritual e administrativo em várias entidades sociais como clubes de serviço, serviços sociais e igrejas, não dá a estas organizações um caráter universitário.

O que caracteriza exclusivamente a universidade na sociedade é a sua essência que está na missão de formar cidadãos com capacidade analítica crítica, seres pensantes com competência para decidir com sabedoria e julgar com precisão. Não há nada mais destituído de qualquer propósito alguém afirmar que a universidade está aí para dar um ofício ao aluno, ensinar uma profissão, para depois voltar para sociedade e ganhar o seu dinheiro!  Este pensamento é uma negação da essência da universidade!

A universidade existe para ensinar a desenvolver o espírito crítico de seus estudantes e o seu próprio julgamento. Educar para a universidade significa ensinar a pensar sozinho. Os indivíduos assim formados devem ser capazes de pensar e criticar com independência e saber transmitir à sociedade este espírito. Esta é a essência da universidade. O produto da universidade não é a quantidade de trabalhos publicados, o número de pacientes atendidos e nem mesmo a quantidade de graduandos. O produto da universidade deve ser a quantidade e a qualidade de profissionais que forma como cidadãos pensantes, críticos, analíticos e participativos na sociedade. A vida não cabe no Lattes!

Filosofia e as demais ciências humanas dão a liberdade para o pensar e agir!

REFLEXÃO
A principal peste a campear e semear na universidade está na soberba intelectual, produto da petulante superioridade, geradora dos donos da verdade ou eminências pardas. Na universidade exige-se o pensar com a liberdade para a discussão, para seja um excelente centro de ensino, pesquisa e prestador de serviços, mas a sua essência será sempre o pensar! E pensar exige discordar, criticar e ser diferente!   
Quando se vem a público dizer que quer acabar com o ensino da filosofia e das ciências humanas nas escolas e universidades, é o mesmo que afirmar que se quer seres acéfalos, sem cérebros com capacidade para pensar, apenas que trabalhem e não contestem! Mas, verdades absolutas assim não existem, já dizia Raul Seixas. Os verdadeiros faróis da espécie humana não falam ou escrevem livros com verdades absolutas e jamais orientariam pessoas a obedecê-las e sim a questioná-las, a não ser que seja um “pseudo-farol”, ou mesmo, um idiota!

Alberto Consolaro 
Professor Titular da USP
Bauru-SP
Observatório

CREDO ! – Um jornal britânico solicitou a um microbiologista da Universidade Metropolitana de Londres para investigar as telas/paineis de oito unidades de autoatendimento do MacDonnald’s, por onde as pessoas passam seus dedos para fazer os pedidos. Todas as unidades estavam com uma quantidade enorme de coliformes fecais, além de “Staphyloccus aureus”, o que podem provocar doenças muito sérias. No final, recomendaram que, ao receber o seu sanduíche, por gentileza, lave suas mãos!

INCRÍVEL – Garrafas plásticas são 97% recicladas na Noruega, enquanto a média mundial é abaixo de 50%. Quem comprar qualquer produto em garrafa plástica, paga uma taxa extra, como se fosse o casco. Se depositar a garrafa usada em Postos de Recolhimento Automático, o governo devolve o dinheiro na hora! As empresas que produzem este plástico pagam impostos pesados, mas se a taxas de reciclagem nacional ficarem acima de 95%, todas as empresas ficam isentas! É o sistema duplo estímulo. Maravilha!

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ?
Ministério da Educação anunciou corte de 30% nas verbas das Universidades Federais de Brasilia, Bahia e Fluminense por promoverem a “balbúrdia” no lugar de melhorar o “desempenho acadêmico”. Nos indíces nacionais, elas estão entre as mais produtivas do Brasil, o 15º produtor científico do mundo! Qual o critério?

Nenhum comentário: