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A essência é algo que caracteriza unicamente um ser ou
objeto. Essência é a mais básica, a mais central, a mais importante
característica de um ser ou de algo, que lhe confere uma identidade, um caráter
distinto. A essência do ser humano é pensar! A pedra não percebe, o animal
percebe e sente, o ser humano percebe, sente e além disso associa suas
percepções e experiências, dando-lhe significado, um sentido geral, uma
explicação. O humano pensa e essência de João é pensar! A partir daí todas as
suas características decorrem desta essência como o sorrir, falar e chorar.
A filosofia é a filha da razão e a mãe de todas as demais
ciências. Quando o ser humano se viu diante de um meio desconhecido e
assustador procurou se apaziguar para se sentir mais adaptado, interpretando e
explicando-o. Para isto o humano usa as palavras que podem substituir coisas e
fatos, desta forma pensa-se de olhos fechados longe dos acontecimentos e de
forma abstrata.
A ESSÊNCIA
Quando se refere à essência da universidade é muito comum se
confundir com suas finalidades ou objetivos. Repetidamente se ouve que a
universidade tem que cumprir o tripé “ensino, pesquisa e prestação de serviços
à comunidade”. É triste ouvir discursos de dirigentes universitários como
diretores, pró-reitores e reitores nos quais afirmam que a universidade se
baseia neste tripé. Triste porque denota uma ignorância sobre a essência da
instituição “universidade”.
Eis o tripé!
1. O ensino não é atividade privativa da
universidade, ocorre nos colégios, escolas profissionalizantes, centros de
estudo e outras organizações, sem com isso assumirem um caráter universitário.
2. A pesquisa também pode ser realizada em institutos e centros de pesquisa,
nas indústrias e outras instituições com produção de alto nível e nem por isto
são universidades. 3. O caráter assistencial de serviços de saúde, jurídico,
espiritual e administrativo em várias entidades sociais como clubes de serviço,
serviços sociais e igrejas, não dá a estas organizações um caráter
universitário.
O que caracteriza exclusivamente a universidade na sociedade
é a sua essência que está na missão de formar cidadãos com capacidade analítica
crítica, seres pensantes com competência para decidir com sabedoria e julgar
com precisão. Não há nada mais destituído de qualquer propósito alguém afirmar
que a universidade está aí para dar um ofício ao aluno, ensinar uma profissão,
para depois voltar para sociedade e ganhar o seu dinheiro! Este
pensamento é uma negação da essência da universidade!
A universidade existe para ensinar a desenvolver o espírito
crítico de seus estudantes e o seu próprio julgamento. Educar para a
universidade significa ensinar a pensar sozinho. Os indivíduos assim formados
devem ser capazes de pensar e criticar com independência e saber transmitir à sociedade
este espírito. Esta é a essência da universidade. O produto da universidade não
é a quantidade de trabalhos publicados, o número de pacientes atendidos e nem
mesmo a quantidade de graduandos. O produto da universidade deve ser a
quantidade e a qualidade de profissionais que forma como cidadãos pensantes,
críticos, analíticos e participativos na sociedade. A vida não cabe no Lattes!
Filosofia e as demais ciências humanas dão a liberdade para o pensar e agir! |
REFLEXÃO
A principal peste a campear e semear na universidade está na
soberba intelectual, produto da petulante superioridade, geradora dos donos da
verdade ou eminências pardas. Na universidade exige-se o pensar com a liberdade
para a discussão, para seja um excelente centro de ensino, pesquisa e prestador
de serviços, mas a sua essência será sempre o pensar! E pensar exige discordar,
criticar e ser diferente!
Quando se vem a público dizer que quer acabar com o ensino
da filosofia e das ciências humanas nas escolas e universidades, é o mesmo que
afirmar que se quer seres acéfalos, sem cérebros com capacidade para pensar,
apenas que trabalhem e não contestem! Mas, verdades absolutas assim não
existem, já dizia Raul Seixas. Os verdadeiros faróis da espécie humana não
falam ou escrevem livros com verdades absolutas e jamais orientariam pessoas a
obedecê-las e sim a questioná-las, a não ser que seja um “pseudo-farol”, ou
mesmo, um idiota!
Alberto Consolaro Professor Titular da USP Bauru-SP |
Observatório
CREDO ! – Um jornal britânico solicitou a um
microbiologista da Universidade Metropolitana de Londres para investigar as
telas/paineis de oito unidades de autoatendimento do MacDonnald’s, por onde as
pessoas passam seus dedos para fazer os pedidos. Todas as unidades estavam com
uma quantidade enorme de coliformes fecais, além de “Staphyloccus aureus”, o
que podem provocar doenças muito sérias. No final, recomendaram que, ao receber
o seu sanduíche, por gentileza, lave suas mãos!
INCRÍVEL – Garrafas plásticas são 97% recicladas
na Noruega, enquanto a média mundial é abaixo de 50%. Quem comprar qualquer
produto em garrafa plástica, paga uma taxa extra, como se fosse o casco. Se
depositar a garrafa usada em Postos de Recolhimento Automático, o governo
devolve o dinheiro na hora! As empresas que produzem este plástico pagam
impostos pesados, mas se a taxas de reciclagem nacional ficarem acima de 95%,
todas as empresas ficam isentas! É o sistema duplo estímulo. Maravilha!
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ?
Ministério da Educação anunciou corte de 30% nas verbas das
Universidades Federais de Brasilia, Bahia e Fluminense por promoverem a
“balbúrdia” no lugar de melhorar o “desempenho acadêmico”. Nos indíces
nacionais, elas estão entre as mais produtivas do Brasil, o 15º produtor
científico do mundo! Qual o critério?
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