AGENDA CULTURAL

28.7.19

Somos um corpo


Resenha de Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Eis que recebo uma  mensagem pelo Messenger: "Salve, meu caro Hélio! Tudo bem por aí? Estou com livro novo e queria lhe enviar. Para qual endereço? Vou ao correio na primeira oportunidade. Abraços! Gabriel Perissé".

O cara tem todos os galardões do mundo acadêmico universitário, mestrado, doutorado, pós-doutorado. Consegue ter mais título do que Tito Damazo e Antônio Luceni juntos, meus confrades da Academia Araçatubense de Letras.

Pensei ao ler a mensagem: vai ser um grande livro (ou apenas um livro grande). Quando o estafeta do correio toca a campainha de casa, eis que ele me entrega um envelope com alguma coisinha dentro.

Sem ver o remetente, pensei ser mais um livro do poeta Jefferson Bandeira, sujeito de Curitiba-PR, que anda escrevendo um livrinhos do tamanho de maço de cigarro, com haicai e microcontos. A exemplo de Macunaíma, deve se levantar todos os dias dizendo: "Ai que preguiça!". 


Gabriel Perissé
Não era, o livro veio de São Paulo. Quando vi o remetente, tirei volume de dentro daquele envelope magrinho, exclamei: "Perissé endoidou!". Está parecendo o meu último: "Analógicos e Digitais", um livrinho "xing ling". Tudo preto e branco, até a capa, para ficar tudo baratinho. Mas logo veio o consolo: "Não vou ter que ler muito para fazer uma resenha". 

Quando fui ler, me envergonhei, o livro só era pequeno no tamanho, grande no conteúdo. Gabriel Perissé nunca abandona a Educação. Envelhecemos juntos, ele sim que podia ser o ministro da Educação.

Como bom filósofo, Perissé afirma que nós "não temos um corpo", mas sim "somos um corpo". As duas frases apresentam diferenças profundas sobre a existência humana. No caso do livro, faz uma metáfora de nosso corpo com o corpo docente, os professores de uma escola.

Cada capítulo (em número de 30) trata de uma parte de nosso corpo, cruzando com a educação e apresentando uma frase de um pensador: alimentação, audição, bebida, beleza, boca, cabelos, cérebro, coluna, coração, dentes, dor, estômago, fígado, gestual, intestinos, lazer, mãos, morte, músculos, olfato, ossos, pele, pés, pulmões, roupas, sangue, sexualidade, sono, visão, voz.   

Fácil leitura, são 30 crônicas de Gabriel   Perissé, 112 páginas, na medida de 11cm por 15cm. Muito bom para usar em reuniões pedagógicas e em cursos de graduação EAD. E como passatempo também.  Preço, R$ 20,00, pedidos, clique aqui.  

adm.editorapagina3@gmaiç.com 


Obras do autor e sua biografia, wikepédia

Nenhum comentário: