AGENDA CULTURAL

28.8.19

Causas da fissura labial e palatina! - Alberto Consolaro

As causas da fissura formada entre a 4ª e 8ª semana de gravidez foi um gene alterado junto com outra causa local: é a “hereditariedade multifatorial”!


Quando uma criança tem fissura labial e ou palatina, as perguntas inevitáveis são:
1.Quais são as causas? A principal causa é um gene alterado transmitido na hora que o espermatozoide mergulha no óvulo quando ainda está localizado nas trompas ou útero. Os genes são iguais itens do manual que o embrião recebe para se transformar em uma criança e poderia ser chamado de tutorial ou protocolo! Este gene alterado está entre os 25 mil que se misturam neste momento mágico e, é justamente, aquele que ensina como fazer uma boca ou face normal, gerando um lábio e ou palato divididos! Tudo que se transmite de pai/mãe para o filho, se chama hereditário.

Mas, muitas crianças receberam o gene alterado que iria formar fissura, mas ela não aconteceu! Como assim? Olha que intrigante: o gene alterado para formar fissura, precisa de um outro agente ou causa que esteja no momento em que a face está se formando no útero. Sozinho, o gene não consegue, incrível!

Entre os agentes estão álcool, cigarro, medicamentos, alimentação, estresse da mãe, drogas e outros. Este tipo de hereditariedade que precisa de um outro agente se chama “multifatorial”. Na fissura apenas do palato, existe uma chance de não ser hereditária por um defeito local restrito a esta criança como a sua posição fetal, sem envolvimento genético familiar!

2.Quando se forma a face? Entre a 4ª e 8ª semana de vida intrauterina, justamente o período que se forma a face, incluindo lábios e palato, uma boa parte das mulheres, para não dizer a maioria, ainda não sabem que estão grávidas e ainda fumam, bebem, ingerem medicamentos, se alimentam mal, estressam e são maltratadas.

3.Fissuras têm como prevenir? A mais eficiente das formas de prevenção das fissuras é a gravidez planejada. Um programa de governo bem elaborado e implantado deveria conscientizar a sociedade, em especial, as mulheres, sobre as causas das fissuras labiais e ou palatinas, o momento em que a face é formada e quais são as causas externas!

As mulheres precisam saber que uma suspeita de gravidez deve-se ser confirmada o mais brevemente possível! Uma rede de proteção da mulher deve servir também para orientar sobre a concepção e a gravidez inesperada, assim como propiciar um ambiente melhor para o desenvolvimento do novo ser! Estes cuidados valem também para famílias e mães com história de fissurados!

REFLEXÃO
Alberto Consolaro
 Professor Titular da
FOB-USP de Bauru-SP
 
Em países onde a preocupação com as pessoas é prioridade absoluta para a sociedade, como ocorre na Costa Rica, Nova Zelândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, as visitas periódicas dos agentes de saúde às casas e o controle da assistência social, exercem papel fundamental para a qualidade de vida das mães e dos futuros habitantes! Não é por acaso que, ano após ano, estes países se revezam, nos primeiros lugares das listas onde as pessoas são as mais felizes do mundo!

Observatório

ONDE 1 – Atualmente, quando se tem um bebê fissurado, os pais devem procurar um centro de atendimento especializado. Em quase todos os estados do país, se tem um ou mais núcleos de profissionais de diferentes especialidades que atuam em harmonia para propiciar o melhor atendimento e crescimento do paciente fissurado. Insista!

ONDE 2 – Quanto mais cedo procurar o atendimento especializado em fissurados, melhor para a criança e seus pais. Receberão atendimento e orientações quanto a alimentação, cuidados especiais, além de um cronograma de com planejamento de tratamento, incluindo cirurgias, ortodontia, próteses, fonoaudiologia, genética, etc.


FREQUÊNCIA E FORMATO DAS FEZES

A frequência da defecação sugerida por Bolsonaro pode ser importante no diagnóstico de doenças, assim como sua cor e a forma das fezes. Há 7 formatos de fezes que sugerem o estado de saúde pela “Escala de Bristol”: se informe!



Nenhum comentário: