AGENDA CULTURAL

3.9.19

A pátria é para todos, sem exceção


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Sábado será o Dia da Pátria, 07 de Setembro. Já disse um sujeito que teorizou sobre a Pátria Brasileira, que o Brasil é de todos. Trata-se de Rui Barbosa, intelectual e político brasileiro. Era um orador de primeira linha.  

A Pátria Amada deve ser para todos, não só de meia dúzia é uma teoria bonita, mas sempre fica nos discursos. Então, os excluídos das riquezas brasileiras precisam gritar alto, ir para a prática.  

Os donos do Brasil não gostam de pobres reunidos,  já chamam os caras de comunistas, perturbadores da ordem, porque a sua proposta vai cortar privilégios. Este sistema não vale para todos.

Há gente com milhares de alqueires de terra e outros nem possuem uma casa para morar, apesar do programa "Minha Casa, Minha Vida". 

Quem tem muito chama os excluídos de incompetentes e têm a coragem que de dizer que sua riqueza veio do suor de seu rosto. Na verdade, a pobreza é produzida pela exploração, pelo pagamento injusto do trabalho de cada um.   

Se quem tem emprego já é excluído de uma série de coisa por causa dos baixos salários, imagine como estão os desempregados que aumento significativamente nos últimos anos. 

Este cronista defende a oportunidade para todos. Existe sim os mais inteligentes, mais espertos que conseguem as coisas com mais facilidade, mas todos devem ter a sobrevivência garantida com dignidade. Exemplo: as cidades não vivem sem os lixeiros, mas pagam uma miséria para eles.

No Dia da Pátria Amada, quem se sentir injustiçado, excluído ou quer uma pátria mais justa, vai ter oportunidade de comemorar a data de uma forma diferente, sem paradas militares, sem desfiles cansativos, mas rezando e refletindo sobre essa realidade adversa, injusta.     

Em Araçatuba, este lugar de comemorar o Dia da Pátria Amada com mais autenticidade será no sábado, 9h, na praça Independência (rua Marcílio Dias). Quem for lá, vai por espontânea vontade, ninguém vai obrigado.

A nossa ética: viver e deixar os outros viverem também.

Nenhum comentário: