AGENDA CULTURAL

4.9.19

Iamspe é a solução para os servidores públicos estaduais


Marcos Francisco Alves*

Gostaria de prestar esclarecimentos sobre alguns  comentários sobre o nosso Iamspe.  NOSSO; em maiúsculo porque é NOSSO. Nós o sustentamos na compreensão de quem ganha mais, contribui com mais e quem ganha pouco, com menos. Isso se chama SOLIDARIEDADE. 

Temos travado uma longa luta para evitar que ele se torne facultativo que, aliás, é o que querem  os  promotores, juízes etc, enfim os altos salários. Não dá para negar a eficiência do atendimento em muitos lugares pelo estado afora.

Sua resolutividade está comprovada e tem  no Hospital do Servidor do Público Estadual - HSPE -  um hospital de ponta com várias especialidades reconhecidas. Além de tudo funciona como hospital escola com alta procura para se fazer residência por todo o país. 

Há regiões do Estado que o Iamspe funciona bem apesar de dificuldades daquilo que se transformou a sáude no Brasil. Por conta dessa política neoliberal: SÁUDE É MERCADORIA. ADQUIRE QUEM TEM GRANA.!. Essa é a lógica que vem se espalhando contaminando inclusive quem presta serviços ao NOSSO instituto. 

Muitas vezes os pagamentos  efetuados pelos procedimentos podem ser  usados para enriquecimentos ilícitos, corrupções, caixa DOIS eleitoral, etc. Não dá para ter ilusões com o capitalismo. 

Quem as tem é cúmplice dele e quem fica na periferia desses problemas, também  o é. Vira social-democrata e fica querendo  melhorar o sistema com migalhas:  também é cúmplice das elites. Então o que fazer? Abandonar algo que construímos com nossa contribuição? 

Não acho que seja por aí. Temos é que sair do conformismo e ficarmos indignados com essa opção neoliberal que acabará com tudo que é SOCIAL nesse país. Não basta irmos todas às quintas-feiras, final de mês reclamarmos do caos no atendimento (um dos motivos de que sai da CCM foi esse). 

Temos que ousar mais. Confrontar o governo e ter apoio das entidades, na prática, que compõem a CCM, muitas delas vendendo planos de saúde para os associados! Iamspe deveria constar na pauta permanente de reivindicação das entidade dos servidores públicos. Mas também isso não basta. Muitos servidores têm apoiado a eleição dos tucanos para o governo estadual. Essa é a política deles, sucatear tudo que é público (agora com  apoio do famigerado governo Bolsonaro que muitos servidores também ajudaram a eleger). 

NÃO É POSSÍVEL TAMANHA ALIENAÇÃO frente  ao que acontece em todos os setores e , principalmente, com nosso Iamspe onde esses governos NÃO cumprem suas obrigações que é de garantir saúde (claro, salários, escolas dignas) para os servidores.  Reclamar, sim, vale; mas se você não é atendido por que não faz uma carta e encaminha ao MINISTÉRIO PÚBLICO, denunciando a falta desse atendimento? Ou B.O. no posto policial mais próximo? POR QUE VC NÃO PARTICIPA DOS EVENTOS EM DEFESA DO IAMSPE? 

Ah! sabemos que isso significa sair do conforto dos sofás e ir ocupar  as ruas e, talvez, levar bordoadas da polícia, como muitos/as de nós já levamos. Significa sair da alienação e isso exige ler e entender a conjuntura e que nessa, NÓS somos proletas, e patrões estão se lixando com isso. 

Significa entender e se rebelar contra os BNCC,  pseudoescolas integrais, currículos mal-ajambrados, etc. Significa GRITAR que a nossa situação está um lixo, não apenas nas salas dos professores, mas nas ruas. Se não fizermos isso não podemos reclamar por direitos: quem não luta por eles, não  é digno de tê-los! 

Ou ainda existe alguém que acha que o pouco que conseguimos caiu dos céus ou foi dado sem sangue, suor e lágrimas? E sem  prisões?



*Marcos Francisco Alves é professor aposentado da rede ensino estadual de São Paulo: +55 18 99744-0047

Nenhum comentário: