AGENDA CULTURAL

31.10.19

Em peça infantil de teatro de bonecos, Cia. Truks aborda memórias de um velho escritor no Sesc Birigui no próximo domingo

O espetáculo "Senhor dos Sonhos" será apresentado às 16h no Teatro; ingressos são gratuitos




Lucas, hoje um velho e bem-sucedido escritor, relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador. A história é o enredo da peça “O Senhor dos Sonhos”, contado pela Cia. Truks, a partir do teatro de bonecos. O espetáculo será encenado no Teatro do Sesc Birigui neste domingo, dia 3, às 16h, com entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos no Sesc a partir das 15h.

Ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, o espetáculo discute, entre momentos divertidos e outros mais poéticos, o conflito em que se vivem as crianças, ao terem que se equilibrar entre a fantasia e a realidade. Como as crianças entram no mundo real dos adultos, se vivem mergulhadas em um mundo de sonho e imaginação?  A peça aborda, assim, as consequências que a falta de atenção para as características da infância pode gerar, e aponta que saídas um pouco mais confortáveis se pode oferecer aos pequenos.

A importância da participação de pais e educadores na orientação dos caminhos das crianças também é levada em consideração no enredo. Um exemplo, é quando o velho Lucas lembra de sua mãe; foi do afeto entre os dois nasceu a segurança para que o protagonista exercesse a arte de contar e escrever as histórias que o consagrariam como escritor de sucesso pelo resto de sua vida.

O texto é de Henrique Sitchin (que assina também a direção e a iluminação) e Verônica Gerchman; ambos são responsáveis pela concepção e construção de bonecos e cenários, ao lado de Sandra Grasso e Valéria Perusso. A trilha sonora é de Henrique Sitchin e Estúdio "Frequência Rara".

Prêmios e história
“O Senhor dos Sonhos” estreou em 1999 e vem sendo apresentado em todo o país e exterior; no total, já foram mais de 1200 sessões. A peça foi indicada ao Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem em 1999, nas categorias Melhor Atriz e Melhor Autor; recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela em 2005.

A Cia. Truks foi criada em 1990 e é referência nacional na arte do Teatro de Animação e um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: Mambembe do MinC, APCA, Coca-Cola de Teatro Jovem, O Teatro Cidadão (da Prefeitura de São Paulo) e o Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. Coordenou o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da Prefeitura do Município, entre 2002 e 2012.


Serviço
Espetáculo "O Senhor dos Sonhos"
Com Cia. Truks
Dia 3, domingo, às 16h
No Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier)
Entrada gratuita - Ingressos distribuídos no local 1 hora antes da apresentação
Informações: www.sescsp.org.br/birigui


Nenhum comentário: