AGENDA CULTURAL

15.1.21

Vivendo com leveza - Gervásio Antônio Consolaro

  

Essa semana tive a triste notícia do falecimento do amigo Antônio de Oliveira, com apelido carinhoso de “Coquinho”, Agente Fiscal de Rendas aposentado, com 88 anos. Deixou a esposa Dona Mildes, filhos: Rosana, Paulo, Simone e Solange e netos: Poliana, Mayara, João Vitor, Felipe, Leonardo e Antonio, Helena e Luísa. Além de Fiscal, também era dentista nas horas vagas, formado pelo UNESP local. Pode ser estranho começar um artigo, parecendo não ter a ver uma coisa com a outra. Mas tem tudo a ver, trabalhei com o amigo por 30 anos na fiscalização, aprendi muito com ele,  exemplo de viver com leveza. 
  

     Negro, até certo ponto franzino, presenciamos o seu “modus vivendi”, de uma simplicidade impar, andava  de fusquinha branco, Caravan antiga e uma moto apesar de usada, potente e sempre brilhando, amigo para toda hora, trabalhador, sempre leal com as chefias, adorado pela família e pelos amigos de trabalho. Corredor de rua, diziam em brincadeiras que ele ia correndo de costas pela vicinal 

Araçatuba/Birigui, motivado pela preocupação de morte precoce, também jogava futebol, já que a família tinha  tendência de doença cardiológica. Não fumava e não bebia, mas como todos temos que ir embora, acabou morrendo de outra enfermidade.  No velório, o filho Paulo dele disse-me que o pai dizia sempre “resolva os teus problemas”. Exemplo de vida, nunca se queixava de racismo, moleque pobre, foi trabalhando, estudando, não se importando com qualquer preconceito, que à época era mais acentuado, buscando sempre o foco que certamente traçou para a sua vida, com sucesso, levando uma vida alegre de amor e leveza.

    A ciência moderna explica a conexão entre leveza e prazer, mas a grande questão é como viver com maior leveza em um mundo tão corrido e com alto nível  de estresse, acentuado pela pandemia do Covid.

     Uma vida leve é uma vida com menos estresse e mais momentos alegres, menos preocupações e mais otimismo, menos pressa e mais bom humor, menos cansaço e mais vontade. Quando falamos em “viver com leveza”, falamos sobre saber viver, mais e melhor.

     Existem alguns caminhos que você pode escolher e atitudes a tomar que certamente vão deixar sua vida mais leve. Inicie por ter menos coisas. Buda já dizia: “Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar”. Quanto menos você se preocupar em manter muitos bens e menos pensamentos sobre possuir coisas ocuparem sua mente, mais espaço se abre na sua vida para viver com serenidade, ser feliz e afastar-se de sentimentos como angústia e ansiedade.

      De igual forma, não leve a vida tão a sério. Você não precisa estar sempre certo. E o mundo não vai parar se você, de vez em quando, fizer uma pausa nos deveres para se divertir, esquecer as partes chatas do dia a dia e não responder a e-mails nem atender o celular.

      Amigo Coquinho, você vai nos deixar muitas saudades, pelo exemplo de  simplicidade, leveza, vontade de vencer pelos próprios esforços, pela amizade sincera, e graças a Deus, que pudemos usufruir também de sua convivência, seu sorriso de alegria, nos fazendo rir de suas piadas, nos fazendo sempre nos  sentir bem.   

Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.  


3 comentários:

Unknown disse...

Meu avô foi a melhor pessoa que já viveu nessa terra. Vou ama-lo para sempre

Unknown disse...

Irmão amado pai de todos irmão com seus conselhos deixou muita sadades amarei para sempre

SIMONE BRITO disse...

Meu pai foi um exemplo de pessoa. Certamente este texto tem tudo a ver com a exemplificação de vida do meu pai. Agradeço a DEUS por ter me dado um pai tão especial, amoroso. Ficamos muito feliz em saber que ele (coquinho) significou muito a várias pessoas. Meu amor é eterno à ele. A perda é grande, saudades do seu afago, seus conselhos, suas conversas, sorriso....mas tenho certeza de que sua meta aqui na terra foi desenvolvida e atingida em sua plenitude. Saudades muitas, mas em especial agradeço por ter obtido um exemplo de vida impecável: VIVER COM SIMPLICIDADE, HONESTIDADE E ACIMA DE TUDO, COM MUITA LEVEZA.
Jamais deixarei de exemplificá-lo.Filhos, netos, esposa genro e noras puderam compartilhar de momentos agradáveis, feliz e de MUITA expressão e troca de amor.
Sempre te amarei - "coquinho"