AGENDA CULTURAL

16.1.21

Francês - boi de estimação


Boi Francês - Rio Preto


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Há certas notícias que cativa o cronista por sua ternura, se não fizer um texto, parece que deixei de cumprir uma obrigação. Foi chamado de boi, apesar de ser touro, pois não era usado como reprodutor. 

Quando ouvi o Lúcio Ramos e vi pela TVTEM o furto do boi Francês gravado por câmaras de segurança de ruas por onde passou, imaginei que tivesse naquela história uma boa crônica. Não se mata um boi de estimação para comer sua carne.

O dono do boi era Aparecido Silva de Oliveira, fotógrafo, que usava o boi para tirar fotos das crianças e de marmanjos encavalados. Explorava o bichinho de jeito mais maneiro.

Não sei o motivo do nome, mas raça do boi é guzerá, por suas características. Vai que recebeu o nome de Francês por sua fineza e tratava bem a freguesia, sem coices e chifradas. Ou era cheiroso?

O meliante nem pode ser chamado de ladrão de gado, porque roubou apenas uma cabeça. Pegou o boi pela rédea, e o animal foi atrás. Pelo jeito da caminhada, não era um toureiro. Se o cachorro, tido em prosa e em verso, como o animal fiel ao dono, é roubado, não foi difícil afanar o bovino. 

Foi roubado no domingo, 10/01/2021, e seria abatido na quinta, mas na hora da reportagem, na segunda-feira, pensei: "Esse já deve ter virado bifes!" 

E Lúcio Ramos, como bom jornalista, farejou o pensamento dos telespectadores:

-Não sei se o telespectador está tendo o mesmo pensamento meu, mas...

E não quis terminar a frase. E eu gritei de minha casa:  

-Lúcio, está querendo ser convidado para o churrasco? 

Não deu tempo do boi Francês virar picanha, pois a polícia encontrou-o na cidade de Sales. No enredo do Bumba Meu Boi, o bovino ressuscitou. Em Rio Preto, ele foi resgatado.  

Como essa festa popular é muito realizada no estado do Maranhão e lá houve os franceses como colonizadores, vai ver que nome boi Francês veio de lá. 

O importante é que dessa vez houve um final feliz para o animal,  a mansuetude bovina venceu a agressividade humana.   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOTICIÁRIO DA TVTEM

Nenhum comentário: