AGENDA CULTURAL

11.6.21

O futebol do Nordeste é um lixo


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escrtores. Araçatuba-SP

Eis a notícia que deu origem ao título desta crônica: 

radialista Domênico Gatto, da Rádio Energia 97FM, fez comentários preconceituosos sobre o futebol nordestino, no programa esportivo que apresenta. Durante um debate sobre os clubes nordestinos na Série A, o apresentador usou os termos "lixo" e "porcaria" para definir a Copa do Nordeste e os clubes da região.

O radialista é palmeirense, sobrenome italiano e se mete a ser comunicador. Um desbocado. Nenhuma coincidência com este cronista. O Consa, pelo menos, sabe se colocar.     

O Lula, de origem nordestina, crescendo nas pesquisas eleitorais, e ainda há gente que continua desqualificando essa gente trabalhadora que construiu a São Paulo.

- Está chegando nossa vez de novo! -gritam

Para um nordestino arretado, basta alguém fazer um desafio ou uma provocação, o sujeito vira um forte. Aquele brasileiro quase um quasímodo, cresce, fera. Como escreveu Euclides da Cunha em seu livro "Sertões": o nordestino é antes de tudo um forte.

Com o desaforo do radialista, os times nordestinos se reforçaram e ficaram à espreita, na moita, para pegar os times endinheirados: Palmeiras, Internacional, Cruzeiro (empobrecido), Chapecó. Passaram para as quartas de finais seis times nordestinos: Bahia, Vitória e Juazeirense (baianos), Fortaleza (Ceará), ABC (Rio Grande Norte), CRB (Alagoas).

A Copa do Brasil é o certame mais democrático: todos jogam e levam dinheiro com sua participação, uma forma da CBF não ser distribuidora de recursos. Socorrer os clubes. 

Domênico Gatto, que na verdade é Domênico Ruzzi, tão falastrão quanto o Bolsonaro, seja um profissional responsável, palavras ferem mais que facadas. Soltas, são como penas ao vento, ninguém consegue mais recolhê-las.  

LER MAIS

     https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esportiva/2021/06/12/dirigentes-falam-sobre-bons-resultados-de-equipes-do-nordeste.htm


Nenhum comentário: