AGENDA CULTURAL

4.7.21

Quem está imunizado? - Alberto Consolaro

 

Imunizado não está blindado e nem esterilizado: ainda pode pegar e repassar a doença se não for cuidadoso!

Vacinado significa que se tomou uma substância com capacidade de induzir a imunidade na pessoa que a recebeu. Para uma vacina conseguir isto é necessário se esperar 21 dias depois da segunda dose ou da dose única. Somente depois deste período se pode dizer que está imunizado ou protegido. Em palavras mais simples e diretas: a vacina funciona, mas precisa de um tempo para funcionar!

Nem tudo é absoluto, pelo contrário, tudo é relativo, inclusive a imunidade induzida pelas vacinas, pois é elevada a capacidade que tem alguns vírus têm de sofrerem mudanças em sua estrutura. Se a vacinação fosse rápida, tipo em 2-3 meses todas as pessoas seriam contempladas, não daria tempo para o vírus mudar sua estrutura e espalhar de novo entre as pessoas. Os vírus ficariam sem ninguém para parasitar e tenderia a desaparecer. É assim que funcionam as vacinas, elas têm efeito coletivo e não individual.

PENSANDO EM VOCÊ

Imunizado significa que “você” dificilmente pegará a doença, a não ser que:

1. Fique exposto direto ao vírus no trabalho, restaurantes, bares, feiras, centros de compras, clínicas e festas. São bilhões de vírus, e em um momento, ele pode enganar suas células e anticorpos. Quanto mais exposto, maior a chance: é matemática pura. Em qualquer lugar, tem que se proteger como um não imunizado!

2. Ou que você entre em contato, ainda que eventual, com variantes cujas vacinas não tenham sido preparadas. A variante delta entra nas pessoas mais rapidamente. Variantes são mais adaptadas ou evoluídas e tendem a ser mais contagiosas. Entre 7 a 10 dias, cada corpo produz 100 milhões a 10 bilhões de vírus para o meio ambiente.

3. E, se pegar a doença, a tendência é ser mais leve e nem vai para o hospital, mas alguns casos fogem desta regra! Na medicina e no amor, não existe nem sempre, nem nunca!

PENSANDO EM “NÓS”

1. Imunizado não significa corpo esterilizado. Mesmo vacinado, está cheio de microrganismos, podendo ter inclusive o coronavírus. Você pode transmitir coronavírus para as pessoas ao seu redor, mesmo imunizado. O contágio se faz pelo corpo, roupas e objetos pessoais.

2. Ao tomar banho, lavar as mãos, usar máscaras, óculos e se distanciar, o seu corpo pode deixar de ter o vírus, tendo-o apenas em alguns momentos ou nunca mais! Depende de como se protege.

3. Ao chegar da rua em casa, pense que você pode estar com vírus no corpo, na roupa, na máscara, nos óculos, boca e no celular. Isto não significa que você vai ter a doença, mas poderá transmitir vírus para outras pessoas. Isto independe se está ou não imunizado.

REFLEXAO FINAL

E a vida normal?  Voltará quando houver vacinação rápida e que atinja 70% depois da segunda dose. Assim o vírus vai ter dificuldade de achar um corpo para parasitar e multiplicar-se! Sem isto, oremos e vamos valorizar os seis itens acima!

A imunidade natural ou induzida por vacinas é um evento coletivo, que depende da sociedade, da relação entre as pessoas, do viver todos em um mesmo ambiente. Se o ambiente for saudável para alguns, a proteção será relativa. Para obter a imunidade absoluta, o ambiente deverá ser saudável para todos indistintamente!


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB Bauru-SP  consolaro@uol.com.br 

Um comentário:

Maria zei disse...

Muito boa explicação.