AGENDA CULTURAL

13.8.21

COSMOS 20 anos: único evento brasileiro que une astronomia e ufologia celebra marca histórica

 


Edição comemorativa reforça a missão educativa do Sesc ao estimular a curiosidade, o debate e o senso crítico sobre as grandezas do universo e nossa própria pequenez diante do Cosmo

astronomia e a ufologia são dois campos de pesquisa divididos por diversas camadas. Enquanto as grandezas da astronomia encantam pesquisadores e amantes da área, os mistérios da ufologia intrigam e também encantam a humanidade há centenas de anos. E por que não unir as duas esferas em um só plano? 

Em Araçatuba, Birigui e região, estas temáticas têm destaque e relevância há 20 anos por meio do COSMOS, projeto idealizado pelo INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Especiais de Araçatuba) e realizado pelo Sesc Birigui desde 2002.  

Sendo o único evento brasileiro a unir astronomia e ufologia em sua programação, o projeto propõe uma reflexão sobre a condição humana na terra e no universo por meio de palestras, oficinas, bate-papos e intervenções na comunidade.  

Em 2021, celebrando duas décadas ininterruptas de trajetória, o COSMOS 20 anos traz uma programação 100% digital com reconhecidos ufólogos e cientistas brasileiros de renome internacional, além de ações educativas que unem os temas centrais do projeto a áreas do conhecimento como as artes visuais, a literatura, o cinema e a educação.  

A edição comemorativa reforça a missão educativa do Sesc ao estimular a curiosidade, o debate e o senso crítico sobre as grandezas do universo e nossa própria pequenez diante do Cosmo.  

DESTAQUES

Pela segunda vez em formato on-line, em decorrência da pandemia de Covid-19 e dos protocolos de segurança e saúde, a programação do COSMOS 20 anos oferece ao público atividades diversas, divertidas e intrigantes.  

Quem nunca quis aprender como são produzidos os efeitos especiais no universo Sci-Fi? O que você pensa sobre a educação cósmica em Montessori? As duas temáticas estarão presentes em oficinas do COSMOS deste ano, que acontecem entre os dias 14 e 25/8. 

O tradicional ciclo de palestras também será especial e acontecerá de 23 a 27 de agosto, sempre às 19h, no Facebook e YouTube do Sesc Birigui. Serão 3 palestras de astronomia e 2 de ufologia, no decorrer na semana, e contará com cientistas brasileiros de renome internacional como Gustavo Rojas e Vivian Miranda 

Destaque para a doutora em astrofísica Angela Olinto, professora reitora da Divisão de Ciências da Universidade de Chicago e colaboradora em diversos projetos da NASA. Em 2021, Angela se tornou membro da Academia Americana de Artes e Ciências, honraria dada a grandes figuras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin e Nelson Mandela. 

O COSMOS 20 anos também terá convidados especiais, que participam com comentários e dúvidas sobre as palestras, entre eles Marcelo Gleiser, renomado físico e professor o Dartmouth College/EUA e Larissa Santos, PHD em Astrofísica e professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou na China. 

Além disso, dois murais urbanos serão realizados pela artista visual Júlia Oliveira, um no Polo do Sesc em Araçatuba e outro na unidade do Sesc Birigui. As artes celebrarão os 20 anos do projeto COSMOS, e o público conhecerá um pouco mais sobre a artista, suas técnicas e o processo criativo das obras no vídeo entrevista, que vai ao ar nas redes sociais do Sesc Birigui na quarta, dia 18/8. 

A programação comemorativa do evento foi pensada e estruturada para atender a multiplicidade de públicos e vertentes da astronomia e da ufologia abarcadas no COSMOS. Vamos embarcar juntos nessa aventura pelos mistérios do espaço e tudo que permeia seu campo de pesquisa?  

Confira a programação especial do COSMOS 20 ANOS: 

Atividades formativas (14 a 25/8) 

intervenção 
Mural Urbano 

Com Júlia Oliveira (Redcap) 

A artista visual Júlia Oliveira ocupará dois murais urbanos (Birigui e Araçatuba) com obras que unem astronomia e ufologia em homenagem aos 20 anos do COSMOS. O trabalho da artista será apresentado ao público em uma entrevista em vídeo publicada nas redes sociais do Sesc Birigui.  

Júlia Oliveira, mais conhecida como Redcap, é uma artista visual que vive e trabalha em Araçatuba/SP. Tatuadora e grafiteira, realizou a pintura de diversos murais públicos e privados em Araçatuba e região. Em seu trabalho traz como marca a presença de rostos femininos, plantas, animais, além de cores fortes e impactantes 

Vídeo gravado a ser publicado em nossas redes sociais. 18/7, quarta, 10h. Grátis - Não necessita inscrição 

oficina 
Bebê Alienígena: escultura em papel machê 

Com Deva Bhakta 

Técnicas e passo a passo para a confecção de uma escultura com papel machê de um bebê alienígena estilo toy art.  

Deva Bhakta é artista visual e pedagogo formado pela UNESP. Ministrou diversas oficinas de artes visuais em espaços culturais e instituições acadêmicas de ensino público e privado. Atualmente é educador do Espaço de Tecnologias e Artes no SESC Birigui. 

De 14 a 28/8, sábados, das 10h30 às 13h30 - Via Zoom Meeting 
Não recomendado para menores de 16 anos - Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc  

exposição 
Universo Curumim 

Com Programa Curumim do Sesc Birigui 

As crianças do Programa Curumim do Sesc Birigui foram estimuladas a produzir desenhos que retratem suas visões sobre o universo e formas de existência de vida fora do planeta terra. Os desenhos foram digitalizados e serão expostos em uma galeria no Portal Sesc e também durante a transmissão de palestras. 

A partir de 17/08  - grátis - Mostra disponível no Portal Sesc 
  
bate-papo 
A Educação Cósmica em Montessori 

Com Luísa Módena 

A convidada apresenta o conceito de Educação Cósmica pela abordagem  montessoriana e o relaciona com exemplos e caminhos de ação que educadores e cuidadores de crianças podem experimentar no cotidiano. 

Luísa Módena, educadora da primeira infância que também oferece atendimento, curadoria, mediação e formação a pais, educadores e figuras de referência. Trabalhou em espaços de educação infantil, e foi cocriadora e educadora da creche parental Quintal Jataí, em São Paulo/SP. Como respaldo teórico para seu trabalho, baseia-se principalmente em Maria Montessori, Paulo Freire,  Janusz Korczak,  Emmi Pikler, além dos princípios da comunicação não-violenta e da  parentalidade positiva. É autora do livro infantojuvenil Maria Montessori e a fita de papel vermelho, pela Editora Comenius. 

17/08, terça, às 19h - Via Zoom Meeting 
Não recomendado para menores de 18 anos - grátis 
Inscrições pelo portal Sesc 
 
oficina 
Cinema e efeitos especiais no universo Sci-Fi 

Com Armando Fonseca, Raphael Borghi e Kapel Furman 

Cineastas, experts em efeitos especiais e apresentadores da série CineLab do Universal Channel/NBC e SyFy. Curso sobre roteiro, efeitos especiais e pós produção em filmes do gênero Sci-Fi.  

Com Kapel Furman, Armando Fonseca e Raphael Borghi, cineastas e experts em efeitos especiais. Apresentadores do programa de TV "Cinelab", onde produzem curtas metragens com pouco dinheiro, muita criatividade e grandes efeitos. Também apresentam o "Cinelab Aprendiz", reality show onde aspirantes que sonham em ser cineastas competem em provas em que precisam produzir e gravar efeitos especiais, ambos no canal SyFy. 

Kapel Furman é cineasta, coordenador de efeitos especiais e character designer. Especializado no gênero fantástico e efeitos especiais, com créditos e prêmios diversos em 72 longas.  

Armando Fonseca é diretor de filmes e videoclipes com formação acadêmica em Nova York e Cuba. Recebeu mais de 20 prêmios em mostras nacionais e internacionais por seus filmes ao longo dos 12 anos em que trabalha na área. 

Raphael Borghi é diretor, colorista e coordenador de pós produção, trabalha há 15 anos com cinema, já tendo percorrido esse caminho nas áreas de produção, fotografia, efeitos especiais e quebrado muitos galhos como dublê.   

De 18 a 20/8, quarta a sexta, às 19h30 - Via Zoom Meeting 
Não recomendado para menores de 14 anos - grátis - Inscrições no Portal Sesc  

vivência - Astronomia em LIBRAS 

Com Bruno Xavier 

Você sabe quais foram as principais descobertas astronômicas dos últimos 20 anos? Para nos ajudar a responder essa pergunta, o astrônomo amador faz uma retrospectiva em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) dos principais feitos e avanços na área. O conteúdo possui áudio de narração e pode ser acessado por todos os públicos.  

Vídeo gravado a ser publicado em nossas redes sociais.   
20/08, sexta, às 15h 
Grátis - Não necessita inscrição 
 
oficina 
Observação para iniciantes: A natureza na astronomia  

Nenhum comentário: