AGENDA CULTURAL

29.9.21

Apreciar os pequenos triunfos - Gervásio Antônio Consolaro

       

O mito de Sísifo

O fracasso nos ensina e nos causa impacto; ou nos damos por vencidos   ou renascemos das cinzas e triunfamos.

      Os erros são grandes fontes de aprendizagem. Um erro se transforma em êxito quando se aprende com ele e se transforma em fracasso quando não entendemos a lição que ele veio nos mostrar. Atrás de todo grande triunfo existe uma história acumulada de muitas tentativas e erros.

      Recordemos que Thomas Edison, o inventor da lâmpada, realizou mais de mil ensaios antes de acertar com seu experimento. Durante oitocentos dias e oitocentas noites ele tentou com mais de seis mil fibras diferentes de origem animal, vegetal, mineral, e até com um pelo de barba de um de seus colaboradores. O que teria acontecido se ao erro número quinhentos o inventor da lâmpada tivesse se deixado abater pelo fracasso?

     Alejandro Melamed, CEO da Humanize Consulting e com grande experiência no mundo corporativo, afirma que o problema central perante o fracasso não são os fatos em si, mas a reação que temos diante dele: “10% é sobre o que acontece, ou seja, aquilo que não saiu de acordo com o previsto, e 90% é sobre a maneira de responder diante do erro”. 

Continuando com o exemplo de Thomas Edison, sua percepção otimista do erro foi o que lhe permitiu culminar com êxito suas mais de mil tentativas. Costuma-se dizer que quando um de seus colaboradores perguntou se ele não se cansava de persistir ante o fracasso, ele respondeu: “Fracassos? Não sei do que você está falando. Em cada tentativa descobri um motivo pelo qual uma lâmpada não funciona. Agora já sei mil maneiras de não fazer uma lâmpada”. 

E as palavras que pronunciou para o mundo sobre o processo pelo qual ele tinha criado a lâmpada foram: “Não foram mil tentativas falhas, foi uma invenção de mil passos”.

     Hoje, nesta era da informação e da inovação, permanente é dado um novo valor ao erro. A fórmula do êxito inclui em seu manual de procedimento o errar e aprender com os erros. Quem não se equivoca é porque não teve a coragem de arriscar-se e empreender. Portanto, a ousadia implica ter o valor de aprender através dos erros e de ver os fracassos, as separações, as dores e as tristezas com os pequenos triunfos. Os principais teóricos do campo da inovação dizem: “equivoque-se, mas equivoque-se rápido para aprender rápido”.

       Por fim, a ousadia nos dá a força para dar o passo ao desconhecido sem o temor de errar. Nestes tempos é melhor fazer a tentativa do que ficar paralisado pelo medo e pelo perfeccionismo, porque o mundo está girando tão rápido que não temos tempo de esperar até encontrar a fórmula perfeita ou o produto de excelência. Assim como o caminho se faz ao andar”, o êxito  surge da tentativa e do erro. A ousadia implica saber errar, aprender e acertar.  

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.            g.consolaro@yahoo.com.br   


Nenhum comentário: