AGENDA CULTURAL

18.12.21

Sino e brasão da USP: os significados

O brasão, o novo reitor e o sino, logo atrás!

Fui chegando devagar sem conseguir entender o que significava o sino e por que estava colocado naquele bloco de concreto como torre estilizada. Na Cidade Universitária, admirava outros sinos, alguns quase enterrados no chão em torres pequenas.

Se estás em uma instituição, empresa, estado, cidade, bairro, rua e condomínio há de se saber porque tem este nome, qual o significado daquela palavra que identifica a cidade e bairro. Quem é aquele que dá o nome à rua onde moro ou porque o condomínio se chama Caribe, mesmo que isto seja sinônimo de Canibal.

OS SIGNIFICADOS

A curiosidade sempre me inquietou e assim que cheguei, fui buscar a história da universidade que abracei e me abraçou em uma lealdade mútua e secreta típica de amores perenes! Em todas aulas iniciais de disciplinas na graduação e pós-graduação, por décadas, expliquei o significado dos sinos na Usp e como interpretar seu lindo brasão, ainda mais agora!

A maioria não conhecia as mensagens dos sinos e brasões. Depois, quase todos passavam a cultivá-las. Alguns diziam que era tradução de minha cabeça ao que respondia: são significados oficiais emitidos em portarias e livros da Usp, especialmente na época do Quarto Centenário da fundação da Cidade de São Paulo, a cidade que justifica o nome Universidade de São Paulo, apesar de mantida pelo Estado de São Paulo.

Em 1951 (eu e meus amigos nem éramos sequer nascidos), o Conselho Universitário no dia 28 de março encarregou o Professor Ernesto de Souza Campos a escrever a história da USP (Ata 290, livro 12, página 12v) resultando em um livro escrito com outros três professores Antônio Carlos Cardoso, José de Mello Morais e Paulo de Toledo Artigas, intitulado de História da Universidade de São Paulo e publicado em 1954.

O SINO E A TORRE

Na mística sublime do símbolo da Usp: “A torre é a síntese. O sino é a alma”. A torre representa o conhecimento acumulado no tempo. O sino clama aos cidadãos: venham usufruir do saber! A torre e o sino exprimem pela imagem e pela vibração a estática, a singular dinâmica da Universidade.

A torre guarda os anseios e tragédias, esperanças e temores, alegrias e as tristezas. Na igreja e na Usp, a torre pode ser o bálsamo que alivia as mágoas, eleva o pensamento e sublima as ações.

O sino, abrigado pela torre, representa a voz perene do bronze, traduz a ufania ou o alarme, quando não uma ordem ou sentimento, no repicar das festividades e do recolhimento. O sino é um consolador de tristezas e semeador de esperanças, clamando a todos que venham usufruir do saber!

O BRASÃO

Assim foi criado e explicado o brasão da Usp em dezembro de 1934 por José Wash Rodrigues. O apóstolo São Paulo está sentado na cátedra guarnecida de ouro e encostada em muro ameiado. A sua direita tem o escudo do Estado, e a esquerda o da Cidade de São Paulo. Ele está vestido de vermelho com manto azul e segura uma espada em riste e um livro.

A cátedra está firmada sobre dois degraus. Acima tem uma esfera armilar em ouro e abaixo uma faixa com os dizeres em latim “Scientia Vinces” que em bom português grita a todos “A ciência vence!”

REFLEXÃO FINAL

Na história da Usp, ela sempre ofereceu resistência ao obscurantismo, totalitarismo e negacionismo.  Neste mês foram eleitos os novos reitor e vice-reitora que honrarão esses princípios, aos quais desejo muito sucesso: Carlos Gilberto Carlotti Jr e Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Andei e passei muitas vezes pelos sinos e torres na Usp e, todas as vezes, a vontade de seguir e realizar era fortificada e reafirmada em meus anseios e sonhos. Todas as vezes em frente ao seu brasão, não me sinto só, mesmo nestes tempos difíceis, pois a minha universidade continua a gritar em seu símbolo maior que “A CIÊNCIA VENCE”. 


Alberto Consolaro – professor titular da USP 
 - consolaro@uol.com.br


Nenhum comentário: