AGENDA CULTURAL

12.1.22

Comece pelo difícil - Gervásio Antônio Consolaro

www.omunicipio.com.br
   

A partir de hoje vou escrever um pouco sobre a ciência da  administração.

    Vivemos numa época maravilhosa. Nunca dispusemos de tantas possibilidades e oportunidades para alcançar nossos objetivos. Estamos  mergulhados em opções. Aliás, temos tantas alternativas que a capacidade de fazer escolhas corretas pode ser o fator determinante para o sucesso.

       Se você é como a maioria das pessoas, está sobrecarregado de tarefas e não tem tempo de cumprir todas elas. À medida que se esforça para ficar com tudo em dia, surgem novas responsabilidades. Por causa disso, você nunca consegue fazer tudo que precisa fazer, vive revendo prazos e refazendo cronogramas, está sempre atrasado com determinadas obrigações – provavelmente, a maior parte delas.

      Mark Twain disse que sua primeira ação de manhã é comer um “sapo” vivo, você pode passar o dia com a satisfação de saber que não importa o que aconteça no restante do dia, nada será pior.

      “Para vencer, é preciso ter algumas qualidades: clareza de propósito, conhecimento do que se quer e um desejo insaciável de alcançar seu objetivo”.    Napoleon Hill

Existe uma fórmula valiosa para estabelecer e alcançar objetivos. Consiste em sete passos simples, estudados e pesquisados pelo cientista Stephen Covey: 

1º passo: determine exatamente o que você quer. Decida por si mesmo ou sente-se com seu chefe e discuta com eles seus objetivos até ter certeza do que se espera de você e do que é prioridade, É incrível como muitas pessoas trabalham com dedicação em tarefas sem importância, dia após dia, porque não tiveram essa discussão fundamental com seus gestores.

“Uma das piores formas de usar o tempo é fazer muito bem algo que não precisa ser feito”  Stephen Covey

2º passo: escreva o que você deseja alcançar. Pense por escrito. Ao passar seus objetivos  para o papel ou micro, você os cristaliza, os torna tangíveis, cria algo que pode ser visto e tocado. Uma meta não escrita ou registrada não passa de um desejo ou uma fantasia. Não há energia por trás dela. Objetivos não registrados ou escritos causam confusão, imperfeição desorientação e erros. 

3º passo: estabeleça um prazo; se necessário, divida-o em etapas menores. Uma  meta sem data limite não tem urgência, início nem fim. Sem um prazo definido e sem atribuição de responsabilidades específicas, você proscratinará naturalmente e realizará pouco.

4º passo: Prepare uma lista de tudo o que você acha que precisará fazer para alcançar seu objetivo. Sempre que pensar em alguma nova atividade que contribuirá para a conclusão de sua meta, acrescenta-a à lista.

5º passo: transforme a lista num plano organizado. Defina prioridades. Desenha, na forma de uma série de quadros e círculos no papel, mostrando a relação em todas as atividades.

6º passo: Coloque seu plano em ação imediatamente. Ponha a mão na massa. Comece a fazer algo. Um plano mediano executado com determinação é bem melhor que um plano brilhante nunca posto em prática. Para ter sucesso, executar é fundamental.

7º passo: todos os dias faça algo que o aproxime de seu objetivo principal. Inclua a atividade de sua programação diária.

       Por fim, siga em frente, sempre; Quando começar, não pare. Essa postura por si só pode aumentar sua produtividade pessoal e reduzir muito o tempo necessário para alcançar seu objetivo.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

 

Nenhum comentário: