AGENDA CULTURAL

16.1.22

Construa pontes - Gervásio Antônio Consolaro

Muro na fronteira entre México e Estados Unidos, cuja construção foi iniciada no governo Trump 
 

Todos ganham

      Cada um deve ser líder da sua própria vida, do seu sonho, do seu projeto; ninguém pode fazer isso exceto você mesmo. Liderança é sinônimo de influência, condução e construção.

     O que significa isso? Que um bom líder constrói pontes, sabe se conectar com as pessoas, procura pontos em comum, não aquilo que os diferencia, mas sim o que os une e os conecta. Um líder de excelência ajuda os outros a triunfar!

Egoísta não é aquele que pensa em si mesmo, mas sim o que não pensa nos outros.

     Na mente do egoísta existe o paradigma de que há gente que ganha e gente que perde, pelo qual ele diz para ele mesmo: “Eu não quero perder, quero ganhar”; ao contrário, a pessoa que ajuda pensa: “Eu ganharei porquê você vai ganhar, e assim todos sairemos no lucro”.

     Um egoísta não ajuda o outro triunfar, pensa: ”A vitória dele é a minha derrota”. Por sua vez, os que sabem ajudar dizem: “A sua vitória é minha também e, quando triunfar, todos  ganhamos”.

    Quando uma pessoa se torna uma ponte para outra, ela gera um fruto, algo que chegará a sua vida pelo simples fato de ajudar alguém a alcançar o sucesso. Esse é um princípio que funciona.

“Não canse de fazer o bem, porque, ao final, você terá uma bela colheita” Paulo de Tarso

Mãos à obra

     Uma das emoções mais maravilhosas que se pode ter é ajudar a vencer obstáculos. Ao mesmo tempo, precisamos entender corretamente a que nos referimos com ajudar o outro.

     Ajudar não significa: “Vou hipotecar a minha casa por você”; Vou lhe emprestar dinheiro”; “Pode pegar o meu título de propriedade”; “Vou me sacrificar, eu aceito a dor para que você esteja bem”

Ajudar é construir uma ponte para que o outro alcance seu sonho

 Há diferentes formas de fazer isso:

Reconhecendo as pessoas. John Maxwell, um dos maiores líderes do momento, aplica a regra dos 30 segundos: use os primeiros 30 segundos para dizer algo positivo à pessoa que tiver ao seu lado. O mais importante em uma relação são os primeiros segundos, e devemos utilizá-los para reconhecer; parabenizar e dar uma palavra de incentivo. Cada vez que fizer contato com alguém, não coloque o foco em si mesmo, mas nele. Se souber fazer isso, gerará uma ótima impressão e conseguirá receptividade à sua mensagem.

Dar mérito ao outro. Criar uma ponte é ser capaz de dar crédito ao trabalho dos outros. Pense como você se sente cada vez que alguém o reconhece, o elogia e ressalta algo maravilhoso da sua vida. Não se sente melhor? Quando uma pessoa tem a capacidade de fazer isso, conquistará simpatia das outras; há, basicamente, dois tipos de pessoas: as que tiram proveito de você, sem oferecer nada em troca; e as que farão uma conexão com você, o aproximando de seu propósito.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: