AGENDA CULTURAL

3.3.22

Como envelhecer feliz - Gervásio Antônio Consolaro


As pessoas tendem a ser mais felizes na faixa dos 50 e 60 anos do que na faixa dos 30 e 40. O ponto baixo, globalmente, diz-se quem é o de 46. A década de 70, para alguns, é a “década de ouro”. É libertador não ter que se esforçar em uma carreira ou equilibrar trabalho e cuidado infantil. No entanto, as questões de saúde podem vir à tona, a mobilidade está mais em risco, a família e os amigos estão perdidos. E você pode se sentir marginalizado pela vida. Também pode haver uma sensação de falta de propósito imediatamente após a aposentadoria.

Permaneça Saudável

      Faça controles de sua saúde regulares e siga um regime saudável de dieta e exercício. Comece agora se você ainda não estiver fazendo isso. Um estudo americano mostrou que um homem de 70 anos tem 54% de chance de chegar aos 90 se ele tiver peso e pressão arterial saudáveis, for não fumante. Não tiver diabetes e se exercitar regularmente. Não fazer exercícios corta as chances para 44%. Então, com a pressão arterial alta, os números caem para 36%, e com o fumo, para 22%. Os números falam por si mesmos.

Exercício: qualquer pessoa com mais de 65 anos deve ter o objetivo da fazer duas horas e meia de atividade aeróbica moderada a cada semana. Se você tem estado inativo até agora, aumente gradualmente até este nível. Se você puder, crie o hábito de usar escadas em vez de elevador. Ande a pé em vez de dirigir até as lojas se elas estiverem perto o suficiente. Ter um cão é uma boa motivação para caminhar.

Dieta: Uma dieta equilibrada, evitando alimentos processados é importante para o coração e outras funções corporais. Ele nos dá energia também, não menos importante para fazer exercícios. A maioria das pessoas come mais do que precisa. Procure o peso ideal para o seu sexo e altura e, se necessário procure comer em porções menores, cortando gorduras e acúcares, evitando lanches e se exercitando.

Encontre um propósito

      Encontre maneiras de aplicar seus talentos e contribuir para a comunidade. Comece seus projetos pessoais. Continue aprendendo – pegando um instrumento musical ou dominando uma nova língua, por exemplo. Viaje quando puder. Explore seu lado criativo.

Seja um bom avô/avó

     Um dos melhores aspectos positivos da aposentadoria é a oportunidade de se concentrar mais na família. Ser avô /avó dá um enorme prazer e pode ser rejuvenescedor. Pode fazer com que as lembranças felizes de ser um novo pai voltem de forma viva. Evite impor suas próprias opiniões sobre os princípios da parentalidade, e siga os desejos de seu filho ou filha. Não se ofenda se, às vezes, for mantido à distância.

Aumente suas habilidades técnicas

Gostando ou não, a informatização está aqui para ficar. Mantenha-se atualizado com as últimas práticas e instalações. Trate o computador como um amigo, não como um inimigo. Ele pode trazer coisas como transações bancárias e compras, pagar contas.

Mantenha-se conectado

     A conexão com outros, proporcionando estímulo e mantendo a solidão à distância, é vital após aposentadoria. Se você sente que seu círculo social é muito pequeno ou não oferece oportunidades suficientes para contato, considere participar de uma aula de exercícios, curso de educação para adultos, grupo de voluntários cívicos, clube de hobby, grupo de ex-alunos ou algum outro tipo de reunião. Monte seu próprio grupo se tiver interesse em compartilhar e não puder encontrar uma oportunidade para fazê-lo.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: